4 principais indícios de que sua carga e condutor podem estar expostos a riscos

Imagem de destaque

Atualmente, o transporte de cargas é uma das atividades essenciais no Brasil e no mundo. Garantir que a carga e o condutor cheguem em segurança ao local de destino, e dentro do tempo estimado, é um dos maiores desafios encontrados.

Devido à complexidade da função, tais aspectos podem passar despercebidos no processo de gerenciamento do transporte.

Entre as principais causas de acidentes que podem colocar tanto a carga quanto o condutor em risco, 4 são recorrentes:

Roubo de carga

O fator ligado à alta taxa de criminalidade, que envolve o roubo de cargas pelas vias do País.

Algumas estratégias para driblar essa situação, existem diversas soluções e tecnologias, como rastreadores, travas e sensores de segurança, botões de pânico e centrais de monitoramento de veículos.

Imperícia

Essa causa de acidente está relacionada à falta de instrumentalização dada ao condutor responsável pelo transporte.

Geralmente, ela não tem um responsável específico, já que está ligada diretamente à falta de habilidade do profissional com os fatores que podem levar a um acidente. Um exemplo disso é quando o motorista está levando uma carga de peso elevado e não tem a perícia fundamental da velocidade ideal de transporte.

Negligência com a carga e condutor

A negligência é o fator mais comum de acidentes, e pode ocorrer a qualquer momento do processo. Ela é motivada por qualquer descuido por parte do condutor, por mais simples que seja, podendo causar prejuízos monumentais à carga ou à integridade física do motorista.

Um exemplo básico é quando o condutor desvia o olhar da pista para alcançar algum objeto dentro do veículo. Além disso, a negligência também pode estar associada a falhas mais perceptíveis – como uma tarefa mal executada – e está, em grande parte, ligada à falha humana.

Imprudência

Ainda tendo a falha humana como principal motivador, a imprudência pode ser causada, por exemplo, por um profissional que, desempenhando a função há muito tempo, deixa de cumprir algumas tarefas essenciais para a execução de um trabalho seguro

Um profissional com pouca experiência que, na tentativa de auxiliar na execução da função, acaba realizando incorretamente certas ações, causa transtornos sérios que comprometem um transporte seguro e sem perdas.

Gerenciamento de risco de cargas como uma solução segura e eficaz para carga e condutor

No campo das estratégias e soluções, a saída para ter um transporte de cargas seguro, eficiente e que não gere prejuízos é apostar em um gerenciamento de risco de cargas que previne e pensa em todo o processo de transporte.

Para isso, há empresas que são especialistas em pensar nesse tipo de solução para o processo logístico. A BRK Tecnologia, por exemplo, é uma alternativa para o gerenciamento de risco de cargas.

Nossa companhia age diretamente na prevenção das perdas dentro da execução do projeto, visando não apenas as cargas e os materiais, mas também a integridade e saúde das pessoas envolvidas em toda a logística, seja o condutor, algum colaborador ou apoiador.

A BRK Tecnologia conta com serviços especializados em monitoramento de veículos, gestão e controle dos projetos logística, prevenção de acidentes, intervenção e redução dos impactos causados pelo roubo de cargas, configuração de normas e parâmetros personalizados, elaboração de relatórios e outras soluções que auxiliam no alcance de resultados positivos para os clientes que querem que seus projetos sejam concluídos com sucesso e sem danos.