5 tendências em transporte de cargas que podem otimizar sua empresa

Imagem de destaque

O gerenciamento de riscos em transporte de cargas é fundamental para garantir a segurança do que será entregue. Acompanhe as principais tendências em transporte de cargas!

Quem trabalha com entregas de produtos sabe que o processo passa por diversas etapas, e isso tudo envolve Supply Chain, ou Cadeia de Suprimentos, que nada mais é do que a rede interligada de setores de uma empresa e de outras companhias, com o objetivo principal de entregar produtos e serviços.

Nesse sentido, as companhias passaram a investir em tendências de transporte, como o gerenciamento de risco em transporte de cargas, para garantir a segurança dos produtos e dos responsáveis por essa etapa do processo.

Acompanhe as principais tendências do transporte para otimizar a sua empresa:

5 tendências em transporte de cargas rodoviária

1. Robótica

No transporte de cargas, a robótica tem papel preponderante, estando intimamente relacionada às tecnologias que mais surgem no segmento. Hoje, há máquinas robóticas que auxiliam armazéns e galpões logísticos, porém, a real tendência é que a tecnologia evolua ao ponto de fornecer:

  • Melhores possibilidades de mapeamento;
  • Autonomia de processamento;
  • Mobilidade habilitada por giroscópios.

2. Automação logística

O ato de automatizar processos está entre uma das principais tendências de transporte de cargas, e não é por acaso.

A automação fornece mais liberdade às equipes, que passam a contar com mais tempo hábil para focar em atividades mais complexas.

3. Sustentabilidade

Hoje, os clientes estão mais engajados com as causas ambientais, e procuram se relacionar com empresas que efetuam suas atividades sem esgotar recursos naturais.

As empresas, por sua vez, devem ir ao encontro dessa tendência e adotar programas mais sustentáveis, até como forma de se destacar ante a concorrência.

4. Plataformas mais modernas

A tecnologia segue contribuindo muito para o gerenciamento de risco em transporte de cargas e, em breve, os caminhoneiros ficarão ainda mais conectados.

As inovações em plataforma deverão auxiliar na otimização do percurso e do transporte, fornecendo aos gestores informações em tempo real, dados mais confiáveis, além de integração de sistemas, o que também ajuda na hora de elaborar relatórios mais robustos.

5. Empresas especializadas em gerenciamento de risco em transporte de cargas

O gerenciamento de risco em transporte de cargas tem sido um tema cada vez mais debatido entre os especialistas em logística.

Devido à periculosidade das estradas brasileiras, o surgimento (e o investimento) de empresas especializadas em gerenciamento de risco em transporte de cargas se tornou uma forma de garantir a segurança das mercadorias, assim como a integridade física dos colaboradores.

Gerenciamento de risco em transporte de cargas: conheça a estrutura da BRK Tecnologia

A BRK é uma empresa de gerenciamento de risco em transporte de cargas que oferece soluções para mitigação de riscos de roubos de cargas, por meio de monitoramento contínuo, ações para prevenção de acidentes, inteligência aplicada aos processos do transporte e sistema de gestão logística.

Há quase 15 anos no mercado, a BRK Tecnologia oferece trabalho e atuação com os melhores profissionais especializados do mercado e tecnologia de ponta.