Carga fracionada na logística: como manter a visibilidade na operação

Caminhão com carga fracionada na logística

Embora seja uma prática comum e uma tendência na indústria de logística, muitos gerentes ainda não possuem um conhecimento preciso sobre o significado de carga fracionada na logística, o que pode levar a dificuldades em suas operações diárias.

Compreender esse conceito é essencial para planejar e executar uma gestão logística eficiente, reduzindo custos inteligentemente.

Sendo assim, este post é uma leitura indispensável se você ainda não está familiarizado com o tema e deseja aprender tudo sobre o assunto. Continue lendo para saber mais!

O que é carga fracionada na logística?

A carga fracionada na logística é um modelo de transporte no qual diferentes remessas são consolidadas em um único veículo de transporte.

Com isso, as empresas que precisam enviar pequenas quantidades de mercadorias podem dividir o custo do frete com outros embarcadores que tenham o mesmo destino, tornando o transporte mais econômico.

Então, os valores cobrados consideram o peso e a distância percorrida por cada remessa, e o preço do pedágio pode ou não estar incluído no frete.

Por isso, essa modalidade é ideal para empresas que precisam fazer entregas em diferentes cidades ou regiões do país, mas não têm demanda suficiente para preencher todo um veículo de transporte.

Diferença entre carga fracionada e carga dedicada

A entrega de mercadorias pode ser classificada em dois tipos: carga fracionada e carga dedicada.

A carga fracionada consiste na entrega de pequenas quantidades de produtos, que, muitas vezes, não ocupam todo o espaço disponível no veículo. Isso é comum em compras no varejo, em que cada pacote é destinado a um cliente diferente.

Por outro lado, a carga dedicada é quando o veículo é utilizado para transportar apenas uma mercadoria para um único cliente, ocupando todo o espaço disponível no veículo.

Chamado de transporte dedicado ou carga lotação, no FTL não há compartilhamento do veículo com cargas de outros embarcadores. Além disso, outra diferença importante entre a carga fracionada e a carga dedicada, é o preço.

Para grandes volumes de produtos, a carga dedicada conta com um melhor custo-benefício. Já para cargas reduzidas, a carga fracionada é a melhor opção, diminuindo os custos da operação.

Diferença nas rotas

As rotas de transporte diferem entre as modalidades. Isso porque, em cargas dedicadas, é possível trabalhar com uma rota fixa. Afinal, o veículo sai da origem com apenas um destino.

Por outro lado, na carga fracionada, a rota é variável e demanda planejamento. Dessa forma, a transportadora consegue entregar tudo no prazo, incluindo diferentes demandas e destinos.

Prazos

Em relação ao prazo de entrega, existem diferenças entre as modalidades.

Pensando na carga dedicada, o prazo costuma ser menor e contabilizado desde a separação da mercadoria na origem.

Por outro lado, como existem diversas etapas intermediárias até que os produtos cheguem aos seus destinos na carga fracionada, o prazo tende a ser maior.

Mas é importante destacar que, independentemente da modalidade escolhida, a transportadora deve informar aos seus clientes os prazos estimados de entrega e cumprir com o combinado para garantir a satisfação dos clientes e a eficiência da operação.

Como funciona a carga fracionada na logística?

A carga fracionada na logística é um modelo que demanda bastante cuidado nas etapas de planejamento e execução. Por isso, confira quais são os procedimentos que envolvem essa operação!

Cubagem

Para realizar o transporte por carga fracionada, é essencial avaliar a combinação de peso e volume de cada produto, considerando a cubagem de carga.

A cubagem é um método que analisa as dimensões do produto e sua capacidade de acomodação no caminhão, considerando não só o peso, mas também o espaço que ele ocupa no veículo.

Afinal, alguns produtos podem ser leves, mas ocupam muito espaço, enquanto outros podem ser pequenos, mas extremamente pesados.

Portanto, para garantir a eficiência e a segurança do transporte, é importante respeitar esses critérios de cubagem, conforme a legislação de transporte rodoviário de cargas.

Isso porque a legislação estabelece limites de peso e dimensões para os veículos, visando garantir a segurança no trânsito e evitar sobrecarga nas estradas.

Assim, é fundamental que a transportadora tenha uma equipe capacitada para realizar a cubagem de cada carga, calculando corretamente o peso e o volume de cada produto e selecionando o veículo adequado para transportá-los seguramente.

Dessa forma, é possível garantir a entrega rápida e segura dos produtos aos seus destinos.

Roteirização

Para realizar o transporte por carga fracionada eficientemente, é fundamental realizar um planejamento estratégico da rota.

Portanto, o objetivo é encontrar caminhos mais ágeis, seguros e sincronizados com os endereços das cargas que serão entregues. O planejamento deve considerar os seguintes pontos:

  • Quantidade de pontos a serem atendidos: é importante avaliar quantos destinos serão atendidos na rota para planejar o tempo e a logística de entrega.
  • Distância total percorrida: é necessário calcular a distância total que será percorrida na rota para definir a melhor sequência de entregas.
  • Gasto com combustível: é importante avaliar os custos com combustível e procurar por rotas que permitam economizar nesse aspecto.
  • Prazo de entrega: o prazo de entrega é um fator crucial no transporte de cargas fracionadas, sendo importante considerar os prazos acordados com os clientes e definir uma rota que permita cumprir esses prazos seguramente.

Então, a partir dessas informações, é possível encontrar as melhores opções de percurso e trazer mais segurança, rapidez e minimização de falhas, garantindo a satisfação dos clientes e o sucesso da transportadora.

Segurança da carga

O transporte de cargas fracionadas exige cuidados especiais para garantir a segurança das mercadorias, devido aos procedimentos intermediários e ao manuseio excessivo para acomodar e organizar toda a carga.

Por isso, é importante tomar medidas para evitar danos, como amassados, riscos e quebras, que podem afetar a satisfação dos clientes.

Infelizmente, os acidentes de trânsito envolvendo caminhões são uma das principais vulnerabilidades do transporte rodoviário. Entre as principais causas, é possível citar a falha humana, como o consumo de drogas, cansaço ou falta de experiência do motorista.

Sendo assim, para reduzir perdas e gerenciar melhor essas vulnerabilidades, o uso do sistema integrado de Prevenção de Acidentes é altamente recomendado.

Esse sistema avalia o comportamento dos motoristas por meio da análise de dados, como velocidade e tempo de condução, sem a necessidade de instalação de equipamentos adicionais no veículo.

Como ter visibilidade da operação no transporte de carga fracionada na logística

Para garantir a qualidade do transporte de cargas fracionadas, é imprescindível acompanhar o processo de transporte do início ao fim.

Dessa forma, é possível ter maior controle e segurança tanto para o cliente quanto para a transportadora.

Neste caso, existem ferramentas, como a Gestão Logística, que possibilitam esse acompanhamento de forma prática e eficiente e integrada com as plataformas: SAP, Oracle, Totvs, WMS e TMS por meio de WebService, FTP ou processo manual.

Com essa plataforma da BRK Tecnologia, você tem mais possibilidade de redução de custos, veja o que a nossa solução pode te oferecer:

  • acompanhamento do nível de serviço do transportador;
  • otimização de frota;
  • acompanhamento da distância prevista x realizada;
  • auditoria para pagamento de diárias aos transportadores.

Além disso, é possível obter indicadores de operação, como:

  • apresentação de SLA dos transportadores;
  • OTIF;
  • KPIs;
  • dashboards;
  • relatórios gerenciais;
  • acompanhamento de situação de entrega.

Ainda, o gestor tem um maior controle de tempo através da:

  • identificação de atrasos na viagem;
  • acompanhamento do progresso total da viagem;
  • acompanhamento do cumprimento das janelas de carregamento e descarga.

Quais são os benefícios da carga fracionada na logística?

Agora que você já sabe como a carga fracionada na logística funciona e as principais diferenças quando comparada à carga total, veja quais são os principais benefícios dessa modalidade de transporte!

Economia

Uma das vantagens do transporte de carga fracionada é a possibilidade de redução de custos. Como a carga é compartilhada com outros embarcadores, os custos do frete e outros custos operacionais são diluídos entre os participantes do transporte.

Dessa forma, tem-se maior previsibilidade e planejamento financeiro para a empresa, já que é possível prever com mais exatidão o valor a ser gasto com o transporte de cada carga.

Flexibilidade

Outra vantagem do transporte de carga fracionada, é a flexibilidade e a agilidade na entrega. Como as cargas são menores e vão para diferentes destinos, é possível adaptar a rota e o tempo de entrega segundo as necessidades dos clientes.

Sendo especialmente útil para empresas que trabalham com vendas online, por exemplo, onde a rapidez na entrega é um diferencial competitivo importante.

Melhor utilização do espaço

A opção pelo transporte de carga fracionada permite o transporte de mercadorias com mais frequência e em menor quantidade. Afinal, você não precisa esperar pela quantidade exata de mercadoria para encher o caminhão.

Possibilitando uma melhor adequação às necessidades de cada cliente e à demanda do mercado, além de reduzir o tempo de espera para o recebimento dos produtos.

Otimização de estoque

A opção pelo transporte de carga fracionada pode trazer benefícios significativos para a empresa, reduzindo a necessidade de manter grandes estoques de mercadorias.

Resultando em uma economia de espaço físico e custos operacionais associados ao armazenamento.

Além disso, ao adotar esse modelo de transporte, a empresa pode repor seus produtos com maior frequência, evitando ter itens parados por muito tempo no estoque e, consequentemente, reduzindo o risco de perda de qualidade ou obsolescência.

Desafios da carga fracionada na logística

Embora seja uma boa estratégia para economizar recursos e aumentar a agilidade das operações, a carga fracionada também enfrenta alguns desafios. Confira quais são os principais a seguir!

Extensão territorial

A extensão do território brasileiro é um dos grandes desafios enfrentados pelas transportadoras.

Afinal, com um país de dimensões continentais, muitas vezes é difícil atender todas as regiões, causando aumento no valor do frete e afetando a competitividade da empresa.

Além disso, a necessidade de contratar mais de uma transportadora para completar o trajeto pode aumentar o prazo de entrega e gerar insatisfação por parte dos clientes.

Por isso, é importante escolher transportadoras que tenham uma boa cobertura e estrutura logística, visando sempre a melhor relação custo-benefício para o seu negócio.

Qualidade das rodovias

A opção de transporte de cargas fracionadas mais comum é o modal rodoviário, que enfrenta desafios significativos devido à infraestrutura precária das rodovias no Brasil.

Então, estradas com falta de pavimentação, buracos e falta de sinalização são apenas alguns dos obstáculos que os veículos das transportadoras enfrentam diariamente, causando transtornos.

Sendo assim, a presença desses fatores pode fazer com que a carga balance no veículo, resultando em prejuízos.

Gerenciamento de risco

Com todos esses desafios, é importante contar com ferramentas que permitam um gerenciamento de riscos eficiente. O Gerenciamento de Risco é uma solução integrada que oferece controle dos riscos para o transporte de cargas e monitoramento em tempo real das viagens.

Dessa forma, é possível configurar normas e parâmetros personalizados para cada cliente, controlar as posições nas bases do Centro de Monitoramento, integrar-se com as principais empresas de tecnologia de rastreamento do mercado e muito mais!

Prazo de entrega

Os consumidores modernos são extremamente exigentes e o prazo de entrega é um dos fatores mais críticos que influenciam em suas decisões de compras.

Por isso, na logística de cargas fracionadas, é necessário prestar atenção aos diversos estágios do processo, pois, problemas com a documentação podem atrasar a entrega e fazer com que as mercadorias fiquem paradas na fiscalização.

Sendo assim, é crucial estar atento a todos os detalhes para evitar atrasos desnecessários.

A BRK conta com o sistema ideal para melhorar a logística da sua empresa

Como visto, a carga fracionada na logística é uma modalidade de transporte muito interessante para quem busca por mais agilidade nas entregas, e menos custos.

Portanto, esse tipo de entrega é indicado para empresas que possuem uma grande variedade de produtos e clientes, pois permite uma entrega mais rápida e variada das mercadorias.

No entanto, a entrega de carga completa é mais indicada para empresas que possuem clientes que compram um grande volume de um produto específico, como indústrias ou revendedores.

Em ambos os casos, é importante contar com boas soluções para gerenciamento de risco e software de gestão logística. Afinal, seja pela qualidade das rodovias nacionais, pelos perigos de assaltos e furtos e por diversos outros fatores, é essencial garantir a entrega sem problemas.

Por isso, desde 2006, a BRK Tecnologia tem sido líder em gerenciamento de riscos de transporte de cargas, gestão logística e gerenciamento de risco patrimonial.

Com uma estrutura diferenciada, especialização e experiência comprovadas, somos uma gerenciadora de risco inovadora, que continua aprimorando seus serviços e produtos para oferecer mais acessibilidade para os seus processos!

Em caso de dúvidas, fale com um especialista!

E para conferir ainda mais conteúdos sobre como transportar suas cargas com o máximo de segurança, acompanhe o Blog da BRK Tecnologia!