Dashboard logística: entenda o que é, quais os tipos e sua importância

Imagem de destaque

Se você almeja que sua empresa tenha uma gestão logística otimizada, prática e eficaz, é fundamental entender a importância do dashboard logística.

O dashboard é um painel que reúne dados, métricas e informações sobre uma empresa. Assim, ele representa indicadores cruciais para a estratégia e a conquista dos objetivos da organização.

Por isso, é muito importante que você saiba a sua função, para poder implementá-lo no seu negócio e, dessa forma, melhorar os processos logísticos.

Pensando nisso, a BRK Tecnologia decidiu escrever este artigo, no qual serão apresentadas informações para esclarecer o que é dashboard logística.

Além disso, você vai ler a respeito da importância dele, os indicadores que fazem parte do dashboard, os tipos de dashboard logística e muito mais.

Por isso, recomendamos que acompanhe este texto até o final. Boa leitura!

Afinal, o que é dashboard logística?

Para começarmos a falar sobre este assunto, nada melhor do que fazer a definição de dashboard. Você já ouviu falar disso? Caso ainda não conheça, não se preocupe, pois chegou o momento.

No mesmo sentido do que afirmamos anteriormente, dashboard é um painel visual, o qual reúne dados importantes da empresa. Com isso, a ideia é que seja possível acompanhar informações relevantes para que se possa pensar nas estratégias e objetivos do negócio.

Assim, ao analisar essas informações, é possível selecionar as mais relevantes para a finalidade específica do dashboard.

De modo geral, um dashboard pode conter dados como estatísticas de projetos, vendas, marketing e várias outras informações sobre o desempenho da organização.

Portanto, ao implementar um dashboard logística na sua empresa, você poderá monitorar, em tempo real, dados relevantes sobre o andamento da sua operação.

As finalidades são diversas, como, por exemplo, otimizar processos e acompanhar o crescimento da empresa. Para facilitar essa visualização, é comum que esse sistema de acompanhamento tenha gráficos e tabelas sobre os dados e métricas.

Dessa forma, é comum disponibilizá-lo em uma tela que fique à vista de todos os componentes da empresa, para fácil visualização. Logo, perceba que o dashboard logística é um sistema muito positivo, o qual contribui para o progresso das empresas.

Isso porque, ao deixar dados importantes sempre à mostra, fica mais fácil identificar falhas, assim como perceber a necessidade de corrigir e melhorar processos.

Até aqui, você já deve ter notado a importância do dashboard logística. Mas que tal saber um pouco mais sobre para que ele serve? Para isso, leia o próximo tópico.

Dashboard logística: para que serve?

Essa ferramenta, cujo nome pode ser traduzido para o português como “painel de controle”, permite a visualização geral da gestão de dados do processo logístico.

A partir dela, o gestor, bem como toda a equipe de logística, pode ter uma ajuda maior para analisar métricas que indicam como o processo está sendo desenvolvido.

Atualmente, em que o excesso de informação pode ser, em muitos casos, um fator que mais atrapalha do que ajuda, contar com o auxílio de um dashboard é um grande diferencial.

Afinal, ter acesso às informações é importante, desde que elas se apresentem de forma organizada para que seja possível interpretá-las de maneira fácil e correta.

Imagine só se você tiver que se debruçar sobre pilhas de dados que não estiverem representados de uma forma organizada. Certamente, levaria horas, e até mesmo meses, até conseguir concluir o estudo, bem como chegar a conclusões.

Sendo assim, o dashboard logística deve ser visto como um aliado da sua empresa, pois reúne todas as informações relevantes de um jeito organizado e simples, por exemplo com a implementação da Torre de Controle Logístico no seu negócio.

Com isso, certamente, você conseguirá tomar decisões e acompanhar metas e outros dados de uma forma muito mais fácil e rápida.

Por fim, para que o dashboard funcione adequadamente, é importante que ele seja conectado aos servidores de dados da organização.

A partir do próximo tópico, vamos comentar sobre os indicadores que compõem um dashboard logístico. Por isso, continue a leitura.

Quais indicadores fazem parte de um dashboard logístico?

Quando você for analisar o painel de indicadores da sua empresa, o dashboard logístico irá apresentar as informações em forma de métricas.

Com isso, é fundamental que ele esteja conectado com uma fonte de dados, como, por exemplo, o sistema de gestão de entregas da organização.

Dessa forma, as informações estarão sempre atualizadas, pois o sistema fará a atualização de modo automático e em tempo real. Assim, as métricas serão mais confiáveis e eficazes.

Em relação aos dados que fazem parte do dashboard logística, é interessante que você saiba que são várias as informações que podem ser apresentadas.

Por isso, fizemos a lista a seguir, na qual você pode conferi-las com maior profundidade.

Status das entregas

Essa informação é fundamental para o entendimento do processo logístico da sua empresa, pois permite que você identifique aspectos que possam comprometer o desempenho.

Por exemplo, é possível acompanhar a quantidade de mercadorias entregues, ou então quais estão em pausa, em conferência, canceladas e demais etapas da entrega.

Com isso, compreendendo o funcionamento do processo de entrega de produtos, pode-se tomar medidas para a melhoria do serviço prestado.

Ocorrências

É normal acontecer uma série de eventos que os entregadores precisem registrar, como, por exemplo, endereço incompleto, cliente ausente, ruas fechadas, dentre outros.

Desse modo, a partir do dashboard logística, você consegue visualizar claramente a quantidade de ocorrências registradas e o status de cada uma.

Assim, é possível ver quantas foram resolvidas, ou ainda quantas estão pendentes e quais não foram solucionadas. A BRK Tecnologia, por exemplo, é uma empresa B2B com soluções tecnológicas para logística, que possui contato com o cliente final.

Podemos concluir, com isso, que esse dado possibilita ao gestor o acompanhamento de como a equipe consegue resolver ocorrências.

Ademais, essas informações ajudam os entregadores a agilizar a solução de problemas, visto que contarão com um suporte rápido para que os produtos cheguem aos clientes no prazo certo.

OTIF – On Time In Full

A  sigla OTI, bastante conhecida no ambiente de gestão de entregas, representa a conclusão do serviço no prazo correto. Ela é utilizada para medir a quantidade de pedidos que chegaram ao destino no prazo e sem qualquer problema.

Além disso, esse dado é importante pelo fato de impactar, de forma direta, no nível de satisfação dos compradores.

Portanto, caso o dashboard logística apresente resultados negativos, o gestor saberá que é necessário compreender o que está causando o problema, e que é preciso agir para evitar que volte a ocorrer.

Entregas por transportadora

Algo muito comum é as empresas contarem com algumas transportadoras parceiras para realizar o serviço de entrega de produtos.

Com isso, é muito importante acompanhar o número de pedidos transportados por cada uma delas, bem como o desempenho de cada transportadora.

Portanto, esse é mais um indicador crucial que o dashboard logística apresenta para otimizar e melhorar o seu trabalho.

Dessa forma, é possível que você já tenha conseguido perceber o quanto é importante contar com esse sistema de gerenciamento para o setor logístico da sua empresa.

No entanto, podemos falar um pouco mais sobre isso. Assim, leia o tópico a seguir.

Qual a importância da dashboard logística?

Conforme já frisamos aqui neste artigo, ter a compreensão do que é dashboard logística é uma forma eficaz de saber como acompanhar informações relevantes da sua empresa.

Esse sistema, que pode ser analisado em tempo real ou não, pode trazer diversas vantagens na logística da organização, de modo a ajudá-lo a melhorar cada vez mais os processos.

Para ter uma ideia do quanto é importante implementar um dashboard logística na sua empresa, observe os motivos listados a seguir.

Ajuda na prevenção de riscos

Ao apresentar indicadores de forma organizada, o dashboard logística possibilita soluções para gerenciamento de risco para a sua empresa.

Com isso, torna-se possível detectar ameaças à efetividade do processo logístico não visualizadas ao longo do planejamento.

Além disso, você também pode analisar a gravidade dos problemas, os quais podem não ter recebido a devida atenção em fases anteriores.

Facilita a tomada de decisão

Tomar as decisões certas nem sempre é tarefa fácil. Por isso, o uso de dashboards pode simplificar, bem como acelerar, esse processo.

Isso se deve justamente ao fato de que o sistema centraliza os indicadores para que você e os demais envolvidos na logística os visualizem e entendam mais facilmente.

Dessa forma, é possível compreender, de maneira mais ampla, as atividades, os investimentos, os KPIs, os prazos, o estoque e demais dados do seu negócio.

Possibilita economizar tempo e dinheiro

Esse é um dos aspectos mais importantes de contar com um sistema de dashboard logística, pois torna possível prestar mais atenção às demais demandas do setor.

Com isso, os processos se tornam mais ágeis, impactando tanto na questão do tempo investido, quanto na economia de recursos.

Afinal, ao realizar tarefas mais rapidamente, você evita trabalhos muito demorados, bem como economiza dinheiro, por não precisar recorrer a ferramentas mais complexas e mais caras.

Propicia maior integração e transparência

Conforme comentamos anteriormente, o dashboard não deve ser exposto apenas aos líderes, mas sim a todos os colaboradores da empresa.

Quando pensamos em gestão de projetos, é crucial que gestores e equipes tenham acesso aos dados estatísticos da organização.

Isso porque, essa integração ajuda a manter a transparência da empresa, por meio da exibição de informações relevantes para estimular uma construção colaborativa.

Dessa forma, ao permitir que todos se envolvam ao máximo com essas informações, a empresa conta com equipes mais engajadas.

Assim, esse engajamento dos colaboradores, certamente, vai ajudar com o aumento dos resultados obtidos pela empresa.

Ou seja, investir em um sistema de dashboard logística é uma decisão que, com certeza, só vai contribuir para trazer benefícios.

Sendo assim, é importante você já começar a considerar implementá-lo na sua empresa. Para ajudá-lo, vamos apresentar os tipos de dashboard logística no tópico a seguir.

Tipos de dashboard logística

Uma informação que é útil saber, diz respeito aos tipos de dashboards aos quais você pode recorrer.

Isso é interessante, visto que eles podem apresentar perfis diversificados a depender do público ao qual se destinam.

Além disso, o dashboard logística poderá focar em uma parte do processo de organização ou de gestão, a partir de um resumo sobre os dados que deverão ser acompanhados.

Dessa forma, repare no quão importante é essa variedade de tipos de dashboards, para que sua empresa consiga crescer a cada dia mais.

Pensando nisso, a partir de agora, vamos apresentar a você 3 tipos que você pode escolher e implementar no processo logístico do seu negócio.

Dashboard estratégico

No tipo de dashboard estratégico, as informações e métricas são fundamentais para que ocorra a validação de um plano estratégico, com vistas ao crescimento da empresa.

Com isso, a intenção é que se faça a comparação dos dados com o histórico, para que se possa compreender o processo evolutivo pelo qual passam os resultados da empresa.

Nesse tipo de dashboard logística, as métricas de vendas e do setor financeiro são as informações de maior importância.

Isso porque, esses dados possibilitam identificar problemas e visualizar ações que provoquem melhorias a serem praticadas em um plano de ação.

Dashboard operacional

O tipo de dashboard operacional, de acordo com o próprio nome, reúne informações que se referem às operações do seu negócio.

Sendo assim, ele é bastante utilizado por líderes e demais profissionais que queiram acompanhar a execução dos processos organizacionais.

Dashboard​ tático

O terceiro tipo que apresentamos é o dashboard tático, o qual expõe indicadores para que seja possível tomar decisões dentro da empresa.

Neste caso, ele é importante para que se possa tomar atitudes que visem objetivos a serem conquistados principalmente a longo prazo.

Assim, com o dashboard tático, a empresa pode avaliar a eficácia dos processos, ou então erros estratégicos cometidos pela organização.

Agora que você conhece os tipos de dashboard logística que podem ser usados pela sua empresa, o que acha de seguir aprendendo mais sobre esse sistema?

Para isso, leia o tópico a seguir, no qual vamos falar sobre o que é indispensável em uma gestão logística.

O que não pode faltar em uma gestão logística?

Se você já trabalha no ramo de logística, deve saber, como ninguém, que acessar indicadores e métricas faz parte do dia a dia desse profissional.

Como já foi falado anteriormente, ter que fazer essas análises do modo tradicional pode ser extremamente demorado e cansativo.

Por isso, é fundamental contar com um dashboard logística. Afinal, essa funcionalidade demonstra que a empresa conta com gestores atualizados e que se preocupam com as estratégias da empresa.

Dessa forma, seja qual for a forma como sua empresa optar por desenvolver um dashboard logística, como usar um software de gestão ou simplesmente uma ferramenta como o Excel, o fato é que esse acompanhamento só tende a trazer benefícios.

Afinal, você mesmo já viu que ele possibilita uma tomada de decisão mais assertiva e ligeira, além de visualizar oportunidade e adequar os processos para realizar um trabalho mais eficiente e atingir objetivos.

Vale reforçar, também, que o dashboard logística pode contribuir para mapear processos, puxando históricos de gestão, de modo a verificar possíveis gargalos na estratégia da empresa.

Como definir quais dados devem compor o dashboard logística?

Portanto, para definir quais dados devem compor o dashboard logística, bem como o tipo de mapeamento a ser feito, é necessário definir se a empresa tem em mente um dashboard operacional, gerencial ou uma fusão dos dois.

Por isso, o gestor percebe quais indicadores são necessários mapear e analisar, de acordo com as necessidades de controle

Além disso, ter essa noção das informações que devem estar visíveis no dashboard é fundamental para que o gestor possa fazer relatórios gerenciais e sobre o desempenho dos processos.

É necessário destacar, ainda, que é necessário prestar atenção não somente aos indicadores internos, mas também às informações sobre fornecedores e parceiros.

Para dar um exemplo, por meio do dashboard, você pode saber qual transportadora tem os melhores indicadores de entrega no prazo ou qual está realizando mais entregas atrasadas.

Tomando como exemplo um dashboard logística operacional, é possível mencionar 9 informações cruciais para que se faça o acompanhamento da qualidade e ter um panorama do trabalho executado. Veja abaixo.

  • valor de frete;
  • totais em valor de frete;
  • número de entregas por período;
  • entregas feitas com atraso;
  • entregas com status “em atraso”;
  • razões que motivaram o atraso na entrega;
  • volume transportado;
  • volume por unidade;
  • volume por transportadora.
  • valor gasto com diárias e estadias;
  • ocorrências como avarias, roubos e extravios.

Além dos indicadores elencados acima, vale ressaltar que há muitos outros dados que podem compor o dashboard logística da sua empresa.

Por isso, é interessante que você pense em quais as outras informações que não podem faltar no seu sistema de acompanhamento.

Com tudo o que leu até aqui, você se interessou em implementar um dashboard no setor de logística da sua empresa?

Se a resposta for sim, leia o próximo tópico, no qual vamos falar sobre como implementá-lo.

Dashboard logística: como implementar?

No momento de criação ou implementação do dashboard logística, é normal que muitos gestores se perguntem sobre as práticas que envolvem esse processo.

Sendo assim, pode ser útil conferir algumas dicas para implementá-lo de forma correta. Pensando nisso, a BRK Tecnologia separou algumas para você. Acompanhe!

  • Definir o problema a resolver, por meio da identificação de erros que tenham que precisem de correção;
  • Mapear indicadores, por meio da coleta e análise de dados sobre o desempenho dos serviços;
  • Gerar métricas, etapa que consiste em escolher KPIs que possam indicar o nível de desempenho dos processos logísticos;
  • Analisar resultados, a partir do estudo dos números que apresentam dados obtidos pelos KPIs ao longo de um determinado ciclo de produção;
  • Criar estratégias e planos de ação para resolver problemas e buscar a melhoria do serviço com base nos indicadores.

Além dessas dicas, consideramos fundamental destacar a importância de escolher corretamente uma empresa que ofereça total fluidez nas operações.

Além disso, a empresa escolhida deve proporcionar que você tenha acesso às informações de forma centralizada, de modo que facilite a visibilidade dos processos.

Dessa maneira, com a automatização da gestão, o gestor poderá ter mais tempo para as tomadas de decisão, focando, assim, na gestão de custos de transporte.

Com isso, os resultados serão positivos, com coletas e entregas realizadas dentro do prazo estabelecido.

Implementar dashboard logística traz ainda mais benefícios

Ao aplicar essa estratégia, é possível, ainda, diminuir custos operacionais, bem como medir resultados e, inclusive, entender alterações no comportamento dos consumidores.

Dessa forma, estabelecer uma cultura analítica é muito importante para que sua empresa se posicione como inovadora em meio a esta época de constantes transformações digitais.

Vale destacar mais alguns itens que devem ser monitorados em seu sistema de dashboard logística. Veja só.

  • Aquisição de materiais
  • Gestão de estoque, entregas e transporte
  • Gestão de pátio
  • Planos e roteiros

Portanto, leve em consideração o uso de um software de dashboard logística, para que todos os itens mencionados anteriormente sejam acompanhados em tempo real.

Afinal, isso facilita a análise de dados cruciais para a sua logística, colocando sua empresa em um patamar competitivo, de modo a aumentar o número de clientes e negociações.

Otimize as operações da sua empresa com a BRK Tecnologia

Agora, você sabe tudo sobre dashboard logística. Então, que tal implementá-lo na sua empresa e otimizar os processos logísticos dela? Se você quiser um sistema de acompanhamento seguro e eficaz, saiba que pode contar com a BRK Tecnologia.

Contamos com uma estrutura de operação orientada por tecnologia e inovação. Além disso, garantimos à sua empresa atendimento 24 horas por dia o ano inteiro. Por isso, fale com um especialista da BRK e conheça mais sobre nossas soluções.

Se este artigo foi útil, fique à vontade para ler outros textos do Blog da BRK Tecnologia.