Dicas essenciais para condutores sobre gerenciamento de risco e direção defensiva

Motorista com práticas de direção defensiva

Tornar o transporte de cargas mais seguro é possível por meio do gerenciamento de risco. Ações envolvendo planejamento logístico, direção defensiva e boas práticas influenciam positivamente na segurança e qualidade dos processos.

Acompanhe 12 dicas para condutores sobre gerenciamento de risco e direção defensiva. Veja também como elaborar planejamento de gestão com o trabalho de gerenciadora de risco.

Um trânsito seguro: 5 dicas de gerenciamento de risco para condutores

1. Fazer o planejamento de viagem

Gestores e colaboradores devem planejar a viagem considerando o que pode ser feito para aumentar a segurança do processo, como: quais são as melhores estradas, onde realizar as paradas, em quais postos abastecer o veículo, entre outras variáveis.

2. Seguir as rotas determinadas durante o planejamento

Durante o planejamento, são analisados os melhores trajetos e estradas, por isso o que for determinado no plano de viagem precisa ser seguido pelo condutor.

Caminhos desconhecidos e menos movimentados podem facilitar ações criminosas, como roubos, além de outros riscos, como acidentes.

3. Não parar em fila dupla

Parar em fila dupla representa riscos para o próprio veículo e para outros que estejam na estrada, levando os condutores de outros veículos a terem que desviar do bloqueio.

4. Fazer a manutenção do veículo

Realizar as manutenções preventivas e preditivas do veículo ajuda a reduzir a incidência de problemas mecânicos, panes e, até mesmo, colisões por falha mecânica.

5. Praticar a direção defensiva

A direção defensiva envolve práticas como respeito à velocidade, manter uma distância segura de outros veículos e estar sempre atento aos outros motoristas. Isso ajuda a diminuir as chances de acidentes e perdas de cargas.

A importância da direção defensiva

A direção defensiva é extremamente importante para mitigar riscos durante o transporte rodoviário de cargas.

Na direção defensiva, não estão inclusas apenas as leis de trânsito, o respeito à sinalização e à velocidade máxima. O conceito abrange também todas as ações que o condutor do veículo deve praticar para promover um transporte mais seguro, tanto para si quanto para as outras pessoas que estão na estrada.

7 boas práticas de direção defensiva

As 7 principais práticas de direção defensiva são:

  • cuidar do veículo e realizar as devidas revisões;
  • dirigir apenas quando estiver devidamente descansado — nunca com sono;
  • não utilizar medicamentos inibidores de sono;
  • nunca utilizar o celular enquanto dirige;
  • realizar as ultrapassagens apenas onde for permitido e seguro;
  • respeitar os limites de velocidade;
  • respeitar os períodos de descanso na jornada de trabalho.

Gerenciamento de risco no transporte de cargas com a BRK Tecnologia

O gerenciamento de risco é um grande aliado das empresas que realizam o transporte de cargas. No caso, investir em soluções tecnológicas, boas práticas e processos logísticos bem estruturados é a forma mais produtiva de garantir a máxima eficiência dos processos.

A BRK é uma gerenciadora de riscos que preza tudo isso e fornece soluções para mitigar riscos e otimizar a eficiência do transporte rodoviário de cargas. Nesse sentido, a empresa oferece aos seus clientes três soluções de ponta:

  • Solução de Gerenciamento de Risco, por meio do monitoramento 24h e em tempo real das viagens;
  • Solução de Gestão Logística, que auxilia empresas no gerenciamento de riscos logístico, promovendo a identificação de vulnerabilidades e a otimização de recursos;
  • Solução de Prevenção de Acidentes, que analisa o comportamento dos motoristas e fornece treinamentos e orientações de boas práticas ao volante.