Distribuição logística: estratégias e melhores práticas para gestores de cargas

Imagem de destaque

Se você quer prestar um serviço de maior qualidade aos clientes, de forma mais eficiente e gastando menos, é importante saber como aprimorar o processo de distribuição logística.

Afinal, o trabalho com o transporte de cargas requer organização e muita habilidade para lidar com os desafios ao longo do trajeto profissional.

Sendo assim, a BRK Tecnologia preparou este conteúdo, para ajudá-lo a identificar os principais desafios da logística de distribuição, bem como formas de superá-los.

Além disso, vamos apresentar algumas ferramentas para aprimorar os processos logísticos da sua empresa.

Continue acompanhando e boa leitura!

Impacto da distribuição logística no transporte de cargas

Para entregar um produto até o consumidor final, com agilidade e de forma precisa, é importante adotar um sistema de distribuição logística.

Com isso, ao aprimorar as operações, o gestor agrega valor ao seu serviço, bem como consegue atender às expectativas dos clientes, gastando o mínimo possível.

Dessa forma, a distribuição logística colabora para equilibrar o capital investido, o custo e a qualidade do transporte. Portanto, perceba como a logística de distribuição impacta o desempenho financeiro de uma organização.

Muitas vezes, os gestores não se dão conta que um processo logístico ineficaz pode aumentar os custos de um produto, diminuindo o índice de vendas.

Neste caso, um fluxo bem planejado faz com que o produto chegue aos clientes de uma forma mais barata, despertando ainda mais o interesse dos compradores.

Desafios na distribuição logística

A gestão logística exige muita atenção dos profissionais, já que é importante planejar o estoque, aprimorar os processos, calcular o valor de frete, evitar desperdícios, entre outras funções.

Sendo assim, destacamos alguns dos principais desafios que, se você ainda não encarou, e poderá enfrentar em algum momento.

Legislação e regulamentação

Um dos desafios é a burocracia, pois existem diversas leis, decretos e outros fatores que regulamentam a realização das atividades.

Por isso, é interessante considerar a adoção de um sistema que utilize a tecnologia para resolver questões burocráticas, diminuindo o tempo para a realização do transporte de mercadorias.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Práticas sustentáveis têm relação direta com a diminuição do desperdício. Por isso, vale aplicar iniciativas para o reaproveitamento, bem como a economia de tempo e recursos.

Assim, para trabalhar com responsabilidade ambiental, sua empresa precisa adotar processos ágeis e enxutos, gerando impactos menores na cadeia de produção.

Além de respeitar o meio ambiente, sua empresa conseguirá operar com mais qualidade devido às melhorias nos processos.

Reduzir o desperdício dentro da distribuição logística

Outro desafio na distribuição logística é a implementação da logística reversa, instituída pela Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

Essa é uma forma de reaproveitar materiais ou fazer o descarte adequado, mas isso exige uma estrutura adequada.

Caso contrário, a empresa pode sofrer prejuízos com trocas e devoluções, por exemplo.

Estratégias para superar os desafios da distribuição logística

Obviamente, não basta somente identificar os desafios da distribuição logística, mas também saber como superá-los.

Para ajudá-lo nesta missão, destacamos algumas medidas que você pode implementar para melhorar o processo logístico da sua empresa. Acompanhe!

Planejamento de rotas

Certamente, você sabe que um dos maiores custos do processo logístico é justamente o transporte de cargas.

Portanto, é fundamental utilizar um software para fazer um bom planejamento de rotas, pois isso pode trazer alguns benefícios, tais como:

  • Gastar menos com combustível;
  • Reduzir custos de manutenção de veículos;
  • Realizar entregas com mais agilidade;
  • Aumentar a segurança para o monitoramento da carga.

Gerenciamento de estoque

Outra medida recomendável é investir em um sistema de armazenamento e controle de estoque. Afinal, isso ajuda a otimizar o tempo e a aumentar a produtividade da equipe, pois facilita a separação de pedidos para a distribuição.

Ademais, um sistema pode ajudar a monitorar o estoque, para evitar a falta de produtos em seu inventário.

Implementação de novas tecnologias

Para superar qualquer desafio da distribuição logística, aposte na implementação de novas tecnologias. Desse modo, independentemente do tamanho da sua empresa, encontre formas de automatização a maior quantidade de processos possível.

Com um software de logística, você conta com soluções para gerenciamento de risco, resolve questões burocráticas mais facilmente, controla as operações e muito mais.

Ferramentas eficientes na distribuição logística

Em um mundo cada vez mais tecnológico, empresas que não utilizam ferramentas modernas para a distribuição logísticas permanecem um passo atrás da concorrência.

Para que sua empresa não passe por isso, conheça algumas ferramentas tecnológicas que vão aumentar a eficiência das operações.

TMS

O sistema TMS ajuda a visualizar a operação logística como um todo. Assim, você tem o controle das etapas e pode tomar decisões mais assertivas.

Com isso, sua empresa gasta menos tempo e esforço para encontrar as mercadorias, reduz gastos e evita trabalhos desnecessários.

Software de rastreamento de carga

Esse é um sistema de telemetria que permite obter informações em tempo real. Isso ajuda a programar avisos ao final das entregas. Além de você, o cliente também pode acompanhar a entrega, o que contribui para deixá-lo mais satisfeito e para que confie no seu trabalho.

ERP – Enterprise Resource Planning

O ERP é um sistema de gestão que funciona como um banco de informações concentradas em um só ambiente. Assim, ele ajuda a gerir diversas áreas da empresa, inclusive o setor logístico, o que facilita a tomada de decisões.

WMS

Essa ferramenta é muito útil para aprimorar a distribuição logística em toda a cadeia de suprimentos. Com isso, você não precisa contratar mais de um sistema TMS, já que o WMS reúne todas as necessidades da gestão logística em uma só ferramenta.

Contudo, se a sua ideia é contar com todas essas funcionalidades em uma mesma ferramenta, a solução é a Gestão Logística, desenvolvida pela BRK Tecnologia. Isso porque essa solução possui recursos que geram maior visibilidade em toda a cadeia logística.

Ou seja, por meio da personalização de módulos, é possível visualizar indicadores de desempenho e identificar problemas da frota. Aliás, essa solução permite o gerenciamento eficaz dos riscos logísticos nas operações como um todo.

Por fim, a Gestão Logística é composta por um conjunto de aplicações e recursos disponíveis tanto na plataforma web quanto em dispositivos móveis. Sendo assim, que tal contar com um sistema que vai ajudar a melhorar os processos logísticos do seu negócio?

BRK: soluções para o rastreamento de cargas no processo de distribuição logística

Diante de todos os desafios da distribuição logística, está mais que na hora de sua empresa adotar medidas para superá-los. Uma delas é a adoção de software para o rastreamento de cargas, que permitam o acesso a informações instantaneamente.

Afinal, essa é uma solução que traz benefícios não só para a empresa, mas também para seus clientes. Portanto, considere as ferramentas que apresentamos e identifique a que melhor atende às suas necessidades.

Fale com um especialista e saiba mais sobre como a BRK tecnologia pode ajudá-lo a otimizar os processos logísticos da sua empresa.

Para conferir mais conteúdos como este, continue no Blog da BRK Tecnologia.