Plano de ação e melhores práticas da BRK Tecnologia na logística

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É certo que, diante de uma crise, as instituições menos atingidas são aquelas que conseguem planejar e implementar ações de combate com a maior antecedência e pontualidade possível, sendo possível com as melhores práticas da BRK Tecnologia.

Essa foi nossa maior premissa quando começamos a ouvir falar da pandemia no Brasil, ocasionada pelo Covid-19 no início de março de 2020.

Imediatamente montamos um Comitê de Crise focado em discutir as situações que poderiam prejudicar ou até mesmo paralisar nosso trabalho, no intuito de adotar ações contingenciais em tempo hábil e adequado para que nossos serviços estivessem sempre operantes.

Melhores práticas da BRK Tecnologia para a constante evolução da logística

Nosso principal objetivo foi propiciar um ambiente de trabalho adaptado ao distanciamento social, para que nossos colaboradores pudessem exercer suas atividades com a maior segurança e higiene.

A adoção dessas estratégias certamente foi herança do Exército Brasileiro, que tive orgulho de servir como Oficial por aproximadamente 8 anos.

Os militares estão acostumados a raciocinar de forma organizada e planejada diante dos piores cenários de stress, resultando em ações rápidas, pontuais e adequadas ao caos a ser enfrentado.

A memória daqueles anos ajudou muito na montagem e aplicação do nosso Comitê de Crise.

Nosso Comitê iniciou em 13 de março e toda a nossa Diretoria foi escalada a participar, incluindo Gerentes Operacionais de Área e Gerentes de Departamentos.

A partir de então, estávamos reunidos todas as segundas-feiras, às 8 horas, munidos de informações da semana anterior para tomarmos providências em relação à semana seguinte.

Foi impressionante como todos os envolvidos estavam imbuídos e dedicados à solução dos prováveis problemas que poderíamos enfrentar.

Nosso maior medo era que alguma determinação dos órgãos públicos nos forçasse a interromper nossas atividades. O objetivo maior sempre foi a adoção de medidas prévias aos possíveis obstáculos que poderiam surgir. Queríamos estar sempre um passo à frente!

Embora sejamos integrantes do grupo de atividades essenciais, uma vez que estamos completamente ligados à área da segurança (proteção da vida humana e da propriedade particular durante o transporte de cargas), não podíamos simplesmente nos basear nisso para termos tranquilidade em relação à continuidade de nossos serviços.

Plano de gerenciamento de riscos e proteção da saúde dos nossos colaboradores

As primeiras medidas adotadas pelo comitê estavam ligadas à proteção da saúde dos nossos colaboradores. Dentre inúmeras, as principais providências nesse sentido foram:

  • Reforço da limpeza e higienização constante de todos os ambientes da empresa;
  • Compra e distribuição de máscaras para todos os colaboradores da empresa, determinando seu uso obrigatório durante o tempo laboral;
  • Adoção de home-office para todas as áreas administrativas, propiciando um distanciamento adequado para os colaboradores que precisaram permanecer trabalhando na empresa em função de suas atividades;
  • Contratação de profissionais de saúde para aferir temperatura e estado clínico geral de todos os colaboradores ao entrarem na empresa, inclusive em todas as trocas de turno;
  • Conscientização de todo o grupo em relação às ações de prevenção e combate ao Covid-19, via Comunicados Internos, Panfletos e Campanhas Educativas.

Em relação às ações para manutenção total de nossos serviços em plena atividade, produzimos:

  • Documento elaborado pelo nosso jurídico comprovando nossa atuação como empresa de segurança;
  • Plano para o transporte de nossos colaboradores (residência–empresa–residência), caso o transporte público fosse interrompido;
  • Plano de chamada para todos os turnos de trabalho, caso precisássemos de colaboradores de um turno eventualmente trabalhando em outro;
  • Kit de documentos para nossos colaboradores portarem (crachá, CTPS, CNAE da empresa e documento elaborado pelo jurídico), caso fosse decretado lockdown, a fim de garantir o deslocamento para a empresa e da empresa para casa;
  • Contratação de infraestrutura de internet, telefonia, computadores, tecnologias e outros equipamentos, para que nossos operadores de monitoramento pudessem trabalhar de casa, caso fosse decretado lockdown e não conseguissem chegar à empresa.

É certo que, estávamos adequadamente preparados para permanecer em plena atividade diante de qualquer cenário que se apresentasse.

Durante nossos 14 anos de existência, sempre investimos e prezamos muito por nossas contingências estruturais, com geradores, no-breaks de grande porte, linhas de comunicação e links de internet redundantes.

Não poderíamos, agora, sermos surpreendidos por outra situação qualquer que nos tirasse de combate.

Então, nos preparamos para o pior cenário possível! Estávamos prontos para tudo!

Felizmente, várias dessas ações não foram necessárias, mas acabaram sendo aproveitadas como plano de gestão de risco e crise, caso voltemos a enfrentar situações semelhantes.

Com toda essa situação atípica, aumentamos nosso manual de lições aprendidas e, de forma simples e resumida, resolvemos compartilhar aqui algumas de nossas condutas frente ao problema mais sério que lidamos durante nossa existência.

Permanecemos à disposição para trocarmos mais ideias e experiências com as melhores práticas da BRK Tecnologia!