Gestão de operações e logística: dicas para otimizar a sua

Imagem de destaque

O dia a dia da movimentação de cargas passa pela gestão de operações e logística. Ser assertivo no planejamento e na administração de todas as etapas que envolvem a armazenagem, embarque, transporte e entregas é essencial.

Fazer uma gestão de operações e logística otimizada — com atividades coordenadas, investimento em tecnologia e uso de softwares de gestão — aprimora os processos, reduz os desafios do dia a dia e aumenta os benefícios no gerenciamento da cadeia logística.

Mais do que melhorar a performance operacional, os gestores precisam ter foco no controle rigoroso dos processos, na capacitação dos times e na clareza de comunicação para repassar exatamente o que esperam de cada profissional envolvido na movimentação das cargas.

Para saber o que é, como funciona e quais os benefícios da gestão de operações e logística, confira as informações que reunimos neste artigo.

O que envolve a gestão logística?

A gestão logística é a responsável pela organização e análise dos fluxos logísticos da empresa. Isso envolve desde a compra de matéria-prima, fluxo de produção das mercadorias, armazenamento e distribuição.

Requer muito planejamento e cuidados para evitar prejuízos, manter a produtividade e conduzir toda a cadeia logística de forma otimizada e adequada à capacidade produtiva da empresa e às demandas do mercado.

Cabe ainda à gestão de operações e logística planejar o uso dos recursos — sejam eles a matéria-prima para a fábrica, as melhores formas de armazenamento e o gerenciamento dos riscos envolvidos no transporte.

Certificar-se de que tudo ocorre em perfeita ordem para garantir entregas no prazo, na quantidade correta, com a qualidade prometida, sem avarias ou perdas, reduzindo assim os prejuízos, é outra atribuição dessa área.

Ou seja, a gestão de operações e logística comanda os processos logísticos e elabora o planejamento completo para otimizar as frotas, com tecnologias, e naturalmente, tornar positiva a experiência do cliente.

Benefícios da gestão de operações e logística

Redução de custos operacionais

A gestão de operações e logística tem a missão de equilibrar os recursos disponíveis para a produção, estoque e entrega das mercadorias.

Com a sinergia entre as áreas de compras e a fábrica, gerenciamento dos riscos no transporte e monitoramento dos processos em tempo real, o resultado será, naturalmente, o controle de todos os custos.

Correção de falhas

Uma gestão atenta aumenta a eficiência operacional e logística.

Isso porque, com uma noção clara dos pontos fortes e fracos do negócio, os gestores podem corrigir todos os gaps da operação, tornando a empresa mais eficiente e as etapas logísticas, mais acessíveis.

Integração de áreas e sistemas

Uma gestão de operação e logística bem estruturada consegue integrar todas as áreas da empresa e os sistemas operacionais e administrativos.

Isso facilita o trabalho em equipe, reduz o tempo gasto nas atividades do dia a dia, melhora a comunicação e aumenta a eficiência.

Satisfação dos clientes

Não é apenas a qualidade do produto que eleva o nível de satisfação dos clientes. Todas as etapas logísticas têm responsabilidade direta nessa missão.

Cabe à gestão de operações e logística traçar as estratégias e compartilhar os objetivos da empresa, investir nos recursos necessários e, assim, consolidar a imagem que a marca tem junto aos clientes.

Customização de projetos

As demandas do mercado mudam rapidamente e o nível de exigência dos clientes é crescente.

Por isso, o gerenciamento logístico e operacional passa pela personalização de projetos que consideram o perfil do cliente, as necessidades, preferências e especificidades.

Mais visibilidade através da gestão de operações

Com acesso a todos os dados de cada área logística, a gestão de operações e logística tem uma visão ampla da cadeia e consegue identificar onde há, eventualmente, algum ajuste a ser feito para otimizar os resultados.

Muito dessa visibilidade é obtida com tecnologias de monitoramento, bons softwares de gestão e dashboards gerenciais que trazem indicadores atualizados sobre todos os processos — desde a produção, passando pela armazenagem e transporte, até a entrega ao cliente

Aumento da eficiência

Com o gerenciamento assertivo de cada fase logística, a empresa aumenta a velocidade de seus processos sem perder em eficiência e lucratividade.

A partir de planejamentos traçados e trabalhos otimizados, a gestão de operações e logística se torna essencial para os resultados positivos da empresa.

Comunicação alinhada e clara

Uma das vantagens de apostar no uso de tecnologias e em processos inteligentes é melhorar a comunicação e o relacionamento com todos os envolvidos na cadeia logística.

Fornecedores, colaboradores e clientes satisfeitos contribuem muito para o sucesso do negócio.

6 dicas para melhorar a gestão de operações na logística

Para obter todas essas vantagens e benefícios, a gestão de operações e logística precisa adotar algumas estratégias, veja quais são elas:

  • Utilize a tecnologia a seu favor. Existem sistemas, softwares e ferramentas de gestão que auxiliam na automatização de tarefas, organização das rotinas, controle dos riscos, aumento da produtividade, melhoria da eficiência e da confiabilidade nos serviços.
  • Não negligencie nenhuma das atribuições da gestão: planejamento, execução, monitoramento e aperfeiçoamento. Essa dinâmica deve fazer parte da rotina das empresas que buscam excelência e devem ser reavaliadas periodicamente.
  • Faça o monitoramento constante dos indicadores de desempenho (KPIs). Com isso, fica mais fácil otimizar a gestão, ter visão real dos principais gargalos e promover melhorias nos processos operacionais e logísticos.
  • Mantenha-se atualizado e informado sobre as novas estratégias de gestão, as demandas do mercado, histórico de vendas, principais desafios, formas de otimizar os recursos e, principalmente, os índices de sinistralidade de cada setor.
  • Contrate uma gerenciadora de riscos experiente e utilize sistemas modernos de gestão, roteirização, gestão de frota e monitoramento de cargas. Isso ajuda tanto no controle de sinistralidade quanto na redução de custos, entregas atrasadas, consumo de combustível, pedágios e manutenções.
  • Acompanhe o desempenho da equipe e ofereça treinamento constante. A gestão de operações e logística precisa de times capacitados, motivados e engajados para obter os resultados esperados.

Como otimizar a gestão de operações e logística na empresa?

É certo que otimizar a gestão de operações e logística é um dos principais objetivos das empresas preocupadas com o futuro e a satisfação dos clientes.

Mas, para conseguir isso, é preciso ter uma cultura organizacional focada em resultados.

Quer otimizar a gestão? Siga esse passo a passo:

  • Trabalhe no planejamento e na estratégia do negócio, definindo com clareza quais são suas metas e objetivos.
  • Eleja as pessoas certas para as funções certas. Cada envolvido na operação e logística deve ter clareza sobre seu papel e competência para desenvolvê-lo.
  • Mapeie pedidos e fluxos de produção, organizando a compra e chegada da matéria-prima, os prazos de fabricação, a armazenagem, os modais de transporte adequados e as janelas de entrega.
  • Faça a seleção criteriosa das empresas e profissionais que você contratará para trabalhar com você. É fundamental estar alinhado com os fornecedores e trabalhar em prol dos mesmos resultados.
  • Conte com empresas experientes para executar os serviços conforme suas necessidades específicas. Um bom software de gestão de frotas também é essencial.
  • Estude o comportamento e o perfil dos clientes. O mercado, dependendo do segmento, é muito dinâmico e a sazonalidade — com aumento dos negócios em algumas épocas do ano — é um desafio para a gestão de operações e logística.
  • Contrate sistemas para fazer o monitoramento das viagens e entregas em tempo real.

Por exemplo, com rastreamento das cargas, bons canais de comunicação entre os envolvidos no processo, ferramentas para informar o cliente onde está a mercadoria e estratégias de pronta-resposta em caso de sinistros.

Mantenha o controle logístico em suas mãos

Investir na gestão de operações e logística é a certeza de bons resultados, aumento nos ganhos e assertividade na tomada de decisões — e contar com empresas especialistas no assunto é melhor ainda. A BRK é uma delas.

Com soluções como a Gestão Logística, sua empresa conseguirá gerenciar os riscos em toda a operação, otimizando recursos e aumentando a visibilidade, em tempo real.

A Gestão Logística reúne um conjunto de aplicações e recursos disponibilizados em plataformas web e mobile, colocando em suas mãos o controle logístico necessário.

Entre os recursos da Gestão Logística estão:

  • check list veicular;
  • localizador de carga;
  • baixa de entrega;
  • foto do canhoto de entrega;
  • status de entrega;
  • rastreamento da carga pelo app;
  • resumo da operação pelo app.

Aliada à torre de controle de logística, a ferramenta oferece ainda:

  • acesso e compartilhamento das informações em tempo real;
  • tomada de decisão instantânea para medidas corretivas ou preventivas;
  • antecipação de possíveis problemas e não conformidades;
  • auditoria, liberação e pagamento de frete;
  • acompanhamento e gestão de todos os KPIs;
  • gestão, acompanhamento do fluxo de carregamento e oferecimento/alocação das cargas.

Se você quer reduzir custos, agilizar os processos e acompanhar os indicadores da sua operação, com plataformas integradas para o monitoramento de frotas, coletas e entregas, além de acessar relatórios com dados, fale agora com um especialista em controle logístico da BRK!