Logística de distribuição: tudo o que você precisa saber para uma estratégia eficiente

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A logística de distribuição costuma ser o gargalo de uma boa parte das empresas brasileiras que lidam com transporte e entrega de mercadorias. Isso porque, em um país com dimensões continentais, o custo operacional também pode ser enorme.

Por isso, a BRK Tecnologia preparou esse artigo exclusivo que vai explicar como realizar uma gestão logística eficiente. Além disso, você irá saber para que ela serve e quais são as principais soluções para o segmento. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é logística de distribuição?

A logística de distribuição é o conjunto de atividades que acontecem desde a fabricação de um produto até a sua entrega ao consumidor final. Ou seja, ela é um mecanismo essencial para um acompanhamento de todos os processos.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Logística (ABL), o setor movimentou em 2020 cerca de 20% do PIB e está avaliado em mais de 70 milhões de dólares.

Contudo, pode responder por entre 4 e 25% do faturamento bruto de uma empresa, superando até o lucro operacional.

Além disso, por meio dela, é possível garantir o cumprimento de prazos e a eficiência e otimização de todas as etapas. É importante explicar que ter uma logística de distribuição eficaz vale tanto para empresas físicas quanto para e-commerces.

Em resumo, ela é um dos fatores que permite maior competitividade de uma empresa, organização e autoridade diante os consumidores de determinado produto ou serviço.

Etapas fundamentais para a logística de distribuição

Para que aconteça de modo eficaz, produtivo e coordenado, existem etapas na logística de distribuição que precisam ser respeitadas. Confira a seguir sobre cada uma delas.

Gestão de transporte

Gerir o transporte a partir da logística de distribuição é definir de que maneira a carga será transportada. Para isso, é necessário compreender não apenas o meio de transporte como alinhá-lo com as características de cada produto.

Por exemplo, no caso de produtos perecíveis, frágeis ou que exigem condições especiais, deve-se atentar para que o transporte garanta a integridade dos itens.

Além disso, há opções como os meios aéreos, dutoviários, ferroviários, rodoviários ou aquaviários, onde cada um oferece prazos e valores específicos.

Após a escolha, a empresa precisa ter o planejamento da rota e decidir entre a entrega própria ou a terceirização do serviço. Dessa forma, é possível informar ao cliente sobre prazos e valores de frete.

Conheça aqui as melhores soluções para gerenciamento de risco.

Conferência e expedição de mercadorias a partir da logística de distribuição

A etapa de conferência, também conhecida como checagem, é o momento onde se verifica a quantidade dos produtos, sua categorização e qual o destino onde devem chegar.

Para isso, é importante que haja um detalhamento minucioso a fim de que os clientes recebam exatamente o que pediram. Em casos onde um mesmo produto possui características específicas, a conferência se torna ainda mais importante.

Afinal, esse procedimento é capaz de evitar reclamações, gastos extras e insatisfação por parte do cliente.

Embalagem dos produtos (packing)

Embalar produtos vai muito além de colocá-los em caixas ou sacolas antes do despacho. Isso porque eles podem exigir um cuidado especial, como indicação de volume, máximo permitido de peso ou temperatura, ou possuir componentes que ofereçam riscos.

Por isso, certifique-se de ter um planejamento específico para os mais diversos tipos de produtos que se adequem à segurança e transporte de cada item. Afinal, isso irá impactar no valor do frete e até mesmo no prazo de entrega.

Gerenciamento de frete e envio

Para o cliente, saber de modo correto e simplificado o valor total que envolve o frete de um produto é essencial. Para se ter uma ideia, 63% dos clientes do e-commerce afirmaram, em pesquisa para o site Reclame Aqui, que desistem da compra devido ao frete.

Por isso, a logística de distribuição deve entender o gerenciamento do frete como uma possibilidade de realizar os cálculos, fazer cotações e, assim, negociar para obter o melhor preço.

Entretanto, o ideal é sempre considerar o custo-benefício de um frete de modo a garantir não apenas o preço como o menor prazo de entrega e a qualidade no envio.

Análise de indicadores

Por envolver custos e tempo em toda a logística de distribuição, é primordial que a empresa consiga acompanhar em todas as etapas do processo, os indicadores que podem indicar eficiência ou melhora em diferentes aspectos.

Em resumo, uma análise de indicadores irá determinar se há ocorrências frequentes que impedem a qualidade do envio, índice de atrasos, devoluções e por quais motivos isso acontece.

Tenha certeza que quanto mais detalhado for o relatório analítico, maior será a resolutividade dos problemas durante a logística de distribuição.

Roteirização

Por último, a eficiência dentro de uma logística de distribuição precisa de um roteiro definido e otimizado para realizar a entrega a partir dos menores prazos e custos. Para isso, mais do que ter os endereços dos clientes, é necessário saber os roteiros.

De modo geral, a entrega não envolve apenas a retirada dos produtos da empresa, o carregamento e o destino final. Ao considerar o roteiro, por exemplo, pode-se optar por estradas com melhor trânsito, menos pedágios ou mais seguras.

Além disso, de acordo com o tamanho do meio de transporte, pode haver restrições sobre horários de entrega em alguns pontos de uma cidade ou mesmo o impedimento de se chegar até o local de entrega. E claro, tudo isso impacta no valor total do procedimento.

Importância da logística de distribuição para uma empresa

Pode-se explicar a importância da logística de distribuição a partir de um controle mais eficaz das saídas e o acompanhamento frequente das entregas de modo mais rápido e otimizado.

Porém, o processo também permite evitar a falta de estoque, uma vez que a empresa pode acessar em tempo real quais produtos têm maior saída e repô-los antes que acabem.

Além disso, a eficiência de uma logística de distribuição consegue reduzir o custo dos fretes e os gastos com combustível. Ou seja, isso permite preços mais competitivos e maior satisfação do cliente final, o que pode garantir a fidelização.

Por último, o depósito de mercadorias funciona de modo muito mais dinâmico e evita o armazenamento desnecessário, deterioração ou acúmulo de produtos com baixa saída.

5 Dicas para melhorar a logística de distribuição e faturar muito mais

Até aqui, certamente você compreendeu o que é a logística de distribuição e sua importância no faturamento líquido da empresa. Então, que tal conferir nossas dicas para conseguir aplicar o método no seu dia a dia? Continue lendo nosso artigo!

1. Comece estudando a atual situação do seu negócio

Primeiramente, vamos combinar: não é possível determinar eficiência e economia em um processo que não se é capaz de mensurar, não concorda?

Por isso, antes de iniciar a implantação ou acompanhamento das etapas que elencamos acima, você deve olhar para o funcionamento atual da sua empresa. Ou seja, apenas com um mapeamento completo você poderá entender erros, problemas e definir metas futuras.

Neste caso, não há um procedimento único para realizar essa análise, mas ela deve ser feita considerando diferentes prazos de adequação de processos.

Isso porque é possível que leve maior tempo para um planejamento anual, contudo isso não impede em realizar a logística de distribuição por etapas, com acompanhamento mensal da meta proposta.

2. A logística de distribuição exige uma equipe integrada

Para vários processos, é óbvio que toda empresa precisa de vários funcionários ou parceiros. Por isso, quanto maior for a integração de todos os envolvidos na logística de distribuição, maior será a possibilidade dela se alinhar com as melhores práticas do processo.

Em outras palavras, sua empresa deve ter uma comunicação que permita que todo colaborador saiba suas responsabilidades e se perceba como um elo importante no processo.

Além disso, é importante estimular os funcionários a agirem de forma conjunta, reportando gaps de outras equipes ou solucionando de modo ativo as exigências que estiverem dentro do seu escopo.

Para isso, a dica é investir em treinamentos, capacitações e ter de modo objetivo e de fácil acesso todo o organograma da logística de distribuição da empresa.

3. Crie um mapa de distribuição bem definido

Uma equipe conectada tem maior competitividade em relação a empresas que atuam sem coordenação entre os responsáveis por cada etapa. Porém, é preciso cuidado para que haja uma definição clara e objetiva sobre quem comanda determinada atividade.

Por esse motivo, uma forma de garantir a excelência na logística de distribuição é adotar um mapa de distribuição e atribuir competências para cada equipe.

Nele, deve-se ter os dados de todas as localizações dos pedidos realizados, os dados do consumidor e um controle individualizado de cada compra. Por fim, sua empresa irá designar o responsável de cada área no caso de falhas no processo geral.

4. Previsão de demanda

A previsão de demanda permite à empresa que antecipe imprevistos e contratempos e garanta a qualidade final do processo, mesmo em situações adversas.

Sua importância está no fato de que o atraso na chegada dos produtos, falta de estoque ou entrega não realizada irá impactar negativamente na experiência do cliente.

Aliás, é possível explicar essa previsão a partir, por exemplo, do acréscimo de prazo ao consumidor final, que permite o cumprimento da data de entrega sem atrasos.

Entretanto, certifique-se de realizar um novo planejamento de modo periódico, uma vez que não é possível ter assertividade completa ao prever as demandas. Ou seja, adeque o processo conforme a realidade ou a situação pontual da empresa.

Conte com a BRK Tecnologia para a melhor logística de distribuição

Após se informar de maneira completa sobre tudo que envolve a logística de distribuição e perceber sua complexidade e importância, certamente você pensou em como usá-la a favor da sua empresa sem comprometer o foco na produção.

A BRK Tecnologia tem uma dica extra que vai te ajudar a reduzir custos, otimizar processos e fidelizar seus clientes com o maior índice de satisfação.

Isso porque oferecemos soluções para o acompanhamento logístico da sua empresa, gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes no transporte de carga (TRC).

Dessa forma, você conta com um sistema completo para monitorar frotas, coletas, entregas e serviços em geral.

Além disso, acompanha cada entrega em tempo real através de tecnologias de rastreamento e pode diminuir perdas e gerenciar melhor todas as vulnerabilidades que envolvem o transporte de cargas.

Fale com um especialista e tenha maior segurança, rapidez e eficiência em sua logística de distribuição.

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