Metaverso: o que é, e seus impactos na logística

Pessoa em uso do metaverso na logística

Não há limites para a criatividade e a inovação. O mundo das transformações digitais, da tecnologia e da inteligência artificial está em constante movimento, provocando impactos em todas as áreas: da vida pessoal à corporativa. O metaverso na logística é um exemplo.

Embora não seja novo, foi no final de 2021 que o termo começou a ficar conhecido e ser amplamente pesquisado. Em dezembro, as buscas no Google deram um salto.

E você, sabe o que isso significa e quais serão as mudanças na rotina e nos negócios? Já se imaginou “vivendo” em um universo virtual, sendo e fazendo o que quiser? E como incorporar essa nova novidade aos negócios?

Para explicar o que é o metaverso e como ele impacta as relações sociais e comerciais, determinando novos comportamentos e influenciando também a logística, preparamos este artigo. Entenda como será possível aprimorar produtos e processos a partir da vida virtual.

O que é metaverso?

O metaverso é um ambiente virtual compartilhado, onde as pessoas podem interagir e realizar uma série de atividades a partir da realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias.

Esse novo espaço planeja ser imersivo, coletivo e hiper-realista, permitindo que avatares customizados socializem, por exemplo. Especialistas explicam que o metaverso é a evolução da internet atual.

A diferença é que, com o metaverso, será possível mais do que simplesmente navegar na internet. Os usuários terão uma “vida” em um mundo virtual. Tudo isso a partir de óculos 3D, fones de ouvido e sensores que vão proporcionar “sensações”.

A intenção é que o usuário esteja imerso no universo virtual, interagindo, aprendendo e colaborando em experiências tridimensionais.

Metaverso e o mundo corporativo

O metaverso será um “mundo” muito além da diversão e da socialização. Empresas dos mais variados segmentos já estudam como aproveitar essa nova realidade para testar e lançar produtos, interagir com clientes, mudar a forma de consumo e o comportamento das pessoas.

Surpreender o consumidor com novas experiências é uma das estratégias de quem observá o metaverso para atrair e reter clientes. Confira outras possibilidades de exploração do mundo virtual:

  • Ambiente corporativo: com o metaverso e uso da tecnologia 3D, empresas apostarão em reuniões remotas mais humanizadas, já que os avatares podem reproduzir fisionomias, reações, sentimentos. Mesmo de casa ou de diferentes cidades, os participantes vão ter a sensação de que estão juntos em uma mesma sala de reuniões.
  • Educação: oferecer aulas, cursos e treinamentos remotos com alto grau de imersão dos participantes é outro potencial que deve ser explorado com o metaverso. Cursos com atividades práticas, por exemplo, poderão usar hologramas tridimensionais durante as aulas, sem que os alunos tenham que sair de casa.

Metaverso na logística

A logística é uma área que envolve produção, armazenagem e transporte de cargas. De forma física, as mercadorias são levadas de um ponto a outro. No Brasil, o setor enfrenta uma série de desafios.

Para aprimorar o desempenho, empresas já utilizam tecnologia em seus processos, e com o metaverso, poderão aplicar novos testes e estratégias para o monitoramento de cargas, aumento da segurança, identificação de gargalo operacionais, roteirização, rastreamento, entre outros.

Tudo pensado para melhorar a configuração do serviço e a assertividade no mundo “real”. Isso porque o metaverso oferece uma experiência baseada em tecnologia e em novos padrões de comportamento.

Imagine fazer compras em um e-commerce do metaverso, “caminhando” em um shopping virtual e escolhendo ou provando os artigos antes de finalizar o pedido e combinar os detalhes da entrega.

Com o metaverso, as barreiras geográficas deixam de existir e, ao contrário de lojas físicas com capacidade limitada de atendimento e estoque, o universo virtual passará a ser ilimitado.

Leia também: Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas.

Olhar para o futuro através do metaverso na logística

O metaverso promete alterar processos sociais e econômicos, impactando no futuro dos negócios. A inovação é uma condição essencial para a logística e, certamente, as experiências imersivas serão incluídas nas estratégias do setor.

No mínimo, a forma de se relacionar com os clientes, se comunicar e gerir os negócios terão de ser repensadas, já que o mundo caminha para o aprimoramento de uma vida cada vez mais virtual, online e remota.

Realidade atual

Hoje, reuniões já são online, assinaturas são feitas digitalmente, imóveis e veículos podem ser vistoriados por câmeras, caminhões autônomos estão em testes e é totalmente possível rastrear e monitorar viagens a milhares de quilômetros de distância em tempo real, tudo com o uso de tecnologia.

O metaverso deve potencializar isso tudo, transportando clientes e funcionários a um universo mais próximo do real e possibilitando a abertura de novos modelos de negócios.

Se errar custa caro na logística, o ambiente virtual servirá como um excelente espaço para testes, treinamentos e melhorias que levarão à redução de sinistros e de custos logísticos.

Enquanto o metaverso não é uma “realidade” no dia a dia de transportadores e embarcadores, a BRK Tecnologia conta com outras inúmeras tecnologias de ponta para aperfeiçoar as operações logísticas.

Quer conhecer as soluções disponíveis para sua empresa? Fale com um especialista hoje mesmo!