Mulheres na logística: como conduzir a carreira e se destacar no setor

Imagem de destaque

A logística e o transporte de cargas sempre foram áreas majoritariamente masculinas, mas o cenário está mudando. Com o desenvolvimento e modernização do setor, a necessidade de uma visão mais estratégica e as transformações digitais, a participação das Mulheres na logística vem crescendo.

Uma pesquisa divulgada pela Gupy apontou um crescimento importante na contratação de mulheres desde o início da pandemia. A área de logística aumentou em 229% o volume de contratações dessas profissionais, mostrando a consolidação da presença das mulheres no setor.

A área de tecnologia se destaca, com crescimento de 193%. Junto com a engenharia, esses foram os três setores que mais contrataram mulheres em 2020, segundo o estudo.

Para estimular a busca por novos espaços no mercado de trabalho, mais oportunidades para elas e reconhecimento, preparamos alguns insights de gestão de carreira. Confira!

Como crescer profissionalmente

A logística e o transporte de cargas sempre foram áreas majoritariamente masculinas, mas o cenário está mudando. Com o desenvolvimento e modernização do setor, a necessidade de uma visão mais estratégica e as transformações digitais, a participação das mulheres vem crescendo.

O mercado de trabalho é competitivo e para se destacar é preciso ter foco, dedicação e disposição para aprender. Não é à toa que o conceito de lifelong learning — ou educação continuada/aprendizado ao longo da vida está em alta, ultimamente.

Dicas para as mulheres na logística

Se você é mulher e deseja crescer profissionalmente, veja algumas dicas para se destacar!

  • Invista em conhecimento técnico e formação de qualidade. Isso é imprescindível para trilhar uma carreira de sucesso.
  • O mercado de trabalho exige profissionais completos, por isso, aprimore as soft skills — as habilidades socioemocionais e de relacionamento.
  • Lembre-se: é desejável que os profissionais tenham facilidade de comunicação, capacidade de ouvir e empatia. Aperfeiçoe isso em você.
  • Seja criativo, proativo e tenha visão ampla do negócio.
  • Paciência, organização, atitude colaborativa, responsabilidade, comprometimento, capacidade de lidar com problemas, inteligência emocional: tudo isso coloca você em posição de vantagem no mercado de trabalho.
  • Ter espírito empreendedor e saber negociar são qualidades profissionais que as empresas desejam. Aprimore essas habilidades.
  • Seja flexível e capaz de se adaptar, inovar, mudar, acompanhar as tendências e o ritmo do mercado. O mundo está mudando rapidamente e nas empresas não é diferente.
  • Invista em você e acredite no seu potencial. Além da formação tradicional na área escolhida, participe de eventos, seminários, palestras, workshops, aprenda idiomas, faça uma pós-graduação, diferencie-se.
  • Tenha uma rede ativa de relacionamento. O networking é fundamental. Ninguém está sozinho e ter com quem compartilhar experiências faz toda a diferença.
  • Tenha metas para a sua carreira, faça um planejamento de curto, médio e longo prazo e foque nos objetivos. Isso garante a motivação para superar os desafios.

Uma trajetória de respeito

É certo que ainda existem muitos desafios a serem vencidos pelas mulheres no dia a dia.

Seja pessoal ou profissionalmente, a história feminina revela lutas e conquistas.

Felizmente, no setor logístico e de transportes, a participação delas vem crescendo e a BRK Tecnologia tem muitos exemplos inspiradores.

Neste mês dedicado às mulheres, nosso desejo é que elas continuem consolidando seus espaços e sendo reconhecidas nas mais diversas funções.