Power BI na logística: entenda como funciona e a sua importância

Imagem de destaque

A sigla BI significa Business Intelligence, e consiste na tomada de decisões empresariais baseadas em dados. Por isso, a utilização do Power BI na logística tem se tornado cada vez mais popular.

Afinal, a utilização desse modelo de estratégia produz resultados ainda mais precisos e em menor tempo.

Além disso, quando implementado em conjunto com outras soluções de gestão logística, a performance das equipes é ainda mais intensificada e o estudo das informações pode ser realizado de maneira mais aprofundada.

Então, continue a leitura deste conteúdo e confira as principais utilizações dessa ferramenta no transporte de carga!

Afinal, o que é Power BI?

Power BI é um software de Business Intelligence criado para otimizar a análise de dados. Ele permite que o usuário manipule, simultaneamente, dados em diferentes formatos, como txt, Excel, CSV, entre outros.

Dessa forma, ele descomplica o agrupamento, a filtragem e a exposição de números, estatísticas, gráficos, valores, listas e diversas outras categorias de materiais, por meio de uma interface simples e intuitiva.

Com isso, torna-se possível a geração de indicadores de desempenho e criação de dashboards para estudos e elaboração de planejamentos estratégicos.

Além disso, o Power BI é altamente responsivo e capaz de exibir suas ferramentas em diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores.

Outro diferencial é a forma objetiva de construção dos projetos na plataforma, fazendo com que mesmo os profissionais que não são da área da tecnologia, possam criar fortes estratégias de dados.

Qual a importância do Power Bi para a logística?

Cada vez mais, as empresas operam com processos densos e complexos, especialmente quando estão em expansão. Assim, utilizar o Power BI na logística permite execuções com mais precisão e agilidade.

Isso porque, as soluções de Business Intelligence proporcionam a otimização de toda a cadeia logística de distribuição, desde o recebimento de um pedido até a conclusão da entrega, por meio da análise de dados em um sistema integrado e automatizado.

Por fim, confira alguns exemplos de como utilizar o Power BI na logística!

Controle de estoque e inventário

Executar uma gestão de estoque eficiente é um dos pilares de uma empresa de logística.

Para cumprir os prazos com excelência, é essencial contar com as matérias-primas ou produtos finais nas quantidades certas, que possam atender a demanda.

Contudo, principalmente em empresas que atuam com operações maiores e mais complexas, o volume de informações a serem organizadas é extremamente alto.

Desse modo, a organização fica prejudicada e a hipótese de erros aumentam. Portanto, o Power BI contribui para uma visualização adequada das quantidades que entram e saem do estoque.

Sendo possível combinar diversos dados diferentes para realizar uma investigação ainda mais profunda. Consequentemente, pode-se avaliar as datas com fluxo maior de pedidos, tempo das mercadorias estocadas, e assim por diante.

Definições de rotas

Outro ponto fundamental para que as operações de transporte de cargas obtenham resultados satisfatórios é elaborar rotas corretamente.

Nesse sentido, o Power BI na logística, exerce um papel importante, facilitando a comparação entre resultados de diferentes trajetos executados.

Sendo assim, pode-se ter como exemplo a observação de dois caminhos que chegam ao mesmo destino: um mais longo, mas rápido, e outro curto, e demorado.

Então, realizando os testes e colhendo informações dos condutores em tempo real, por rastreamento, é possível identificar em quais partes dos trajetos os veículos apresentam melhor desempenho.

Custo por quilômetro rodado

Por meio do Power BI, o gestor também poderá fazer uma avaliação de qual está sendo o custo por quilômetro rodado nas operações.

Esse cálculo pode incluir uma série de variáveis diferentes, mas, de forma geral, considera 3 fatores principais: consumo de combustível, manutenção e depreciação do veículo.

Assim, será possível comparar o custo mensal, anual, trimestral ou dentro de qualquer outro período de preferência.

Custo por peso transportado

Esse é outro dado importante para a otimização dos processos de transporte de carga. Afinal, é essencial saber qual é o custo por peso transportado para realizar a correta precificação do serviço.

Além disso, o resultado desse cálculo pode-se mostrar insustentável a longo prazo. Então, surge a necessidade de alterações nos planos de ação para que os problemas sejam resolvidos.

Quantidade de veículos usados

A aplicação do Power BI na logística também possibilita um estudo detalhado da quantidade de veículos sendo utilizados para transportar determinadas quantidades de carga.

Esse cruzamento de informações é importante para você saber se, conforme a sua gestão de transporte, a sua frota disponível está sendo bem aproveitada.

Então, a partir dessa comparação, você poderá reparar ao menos em dois cenários principais.

  • Bom aproveitamento da frota: conforme os planejamentos estratégicos vão sendo elaborados com eficiência, é possível que a sua empresa precise de uma frota menor para transportar a mesma quantidade de carga que nos anos anteriores. Esse cenário é fruto da correta montagem das rotas, do uso do combustível, entre outros fatores.
  • Frota mal aproveitada: por outro lado, você pode identificar que, com o passar dos anos, você precisará de uma frota maior do que estava utilizando, por mais que a demanda não tenha aumentado na mesma proporção. Nesse caso, o problema pode estar nos trajetos escolhidos, na forma de condução dos motoristas e outros motivos.

Vantagens do Power BI na logística

A implementação do Power BI na logística tem sido cada vez mais comum, graças à sua versatilidade e ampla quantidade de recursos.

Isso faz com que haja uma incrível facilidade na análise de informações a partir da criação de relatórios em diferentes formatos, especialmente os modelos gráficos intuitivos e descomplicados.

Outro diferencial é o acesso à plataforma disponível pelo serviço de nuvem. Isso quer dizer que, não importa onde você esteja e qual dispositivo estiver utilizando, poderá entrar na sua conta e dar continuidade aos seus projetos.

Aperfeiçoe as operações da sua empresa com a BRK Tecnologia

Adotar o Power BI na logística é uma estratégia que permite unificar todos os dados da sua empresa em um só local, e organizá-los da forma que quiser.

Assim, será possível elaborar uma série de planos de análises de informações para encontrar pontos de melhoria e identificar quais são as estratégias que produzem os melhores resultados.

Contudo, para extrair todo o potencial dessa tecnologia, é importante que você consiga coletar os principais dados das suas operações.

Por isso, a BRK Tecnologia oferece soluções para gerenciamento logístico, como a Gestão Logística, capazes de registrar os indicadores mais importantes do transporte de cargas, como a velocidade dos veículos, consumo de combustível, tempo de viagem e muito mais.

Então, fale com um especialista e conte com todo o material necessário para estudar os processos de maneira detalhada e elaborar ações cada vez mais efetivas.

E se você quiser continuar conferindo dicas como estas, acompanhe o Blog da BRK Tecnologia!