Rastreamento de carga: como funciona e quais sistemas podem auxiliar

Imagem de destaque

Muitas empresas que atuam no setor logístico têm buscado maneiras de trabalhar com novas tecnologias nas operações de transporte. Nesses casos, uma das soluções mais procuradas é a de rastreamento de carga.

Essa é uma forma de melhorar a gestão logística e aumentar a segurança das mercadorias, dos condutores e dos veículos das frotas.

Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas a respeito do funcionamento desses sistemas e como implementá-los aos seus processos!

Afinal, o que é rastreamento de carga?

O rastreamento de carga permite que as empresas de transporte e logística obtenham informações detalhadas sobre todas as etapas do transporte de cargas

Esse é um serviço extremamente importante para que se tenha total controle e visibildiade do que está sendo enviado até o momento da entrega.

Sendo assim, em casos de algum imprevisto, é possível identificar o problema com agilidade. Dessa forma, pode-se tomar decisões para contornar a situação de forma rápida, economizando tempo e recursos.

Além disso, ter visibilidade no transporte aumenta não só a segurança da carga, mas das equipes em movimento.

Afinal, dados como o aumento de 25% das prisões por roubo de cargas no Brasil mostram como é fundamental aprimorar o monitoramento, desde a coleta da carga até a entrega no destino final.

Assim, caso um motorista fique tempo demais parado em um mesmo ponto ou desvie seu caminho, há como contactá-lo ou ir até ele, se necessário.

Portanto, o rastreamento de carga possibilita:

  • Evitar extravios, roubos e furtos;
  • Verificação de distâncias percorridas, endereços e datas relacionadas a cada localização;
  • Checagem do histórico de viagem;
  • Mapeamento de irregularidades na rota;
  • Economia de recursos.

Rastreamento de carga: entenda como funciona

A forma mais comum de realizar o rastreamento de carga é utilizar um sistema de GPS para enviar o posicionamento em tempo real da frota.

Dessa maneira, torna-se possível rastrear as mercadorias por meio de mapas digitais integrados a softwares de gestão da frota.

Então, as empresas passam a ter acesso não só à localização da carga, como também a dados sobre a velocidade dos veículos, abertura de portas, e pausas no trajeto.

Quais as vantagens de realizar o rastreamento de carga?

O rastreamento de carga é capaz de promover diversos aprimoramentos aos processos da empresa. Assim, esses benefícios impactam diretamente o sucesso do negócio.

Isso porque o maior controle sobre as mercadorias em trânsito, assim como das frotas de forma geral, permite tomadas de decisões mais precisas.

Então, confira as principais vantagens obtidas por empresas que implementam um sistema como esse!

Redução de custos

Uma das principais vantagens do rastreamento de carga é a possibilidade de planejamento de ações preventivas.

Dessa forma, as informações obtidas com o sistema permitem a otimização de processos como:

  • Organização de distâncias e rotas;
  • Correções nos prazos de entrega;
  • Melhor orientação dos motoristas;

Como consequência, promove-se uma redução dos custos operacionais significativa, tanto com o melhor direcionamento dos recursos quanto com a diminuição de gastos desnecessários.

Maior integração de informações

Os sistemas de rastreamento de carga registram dados relacionados às mercadorias transportadas, trajetos percorridos, destinos, motoristas e atendimento ao cliente.

Por isso, o setor logístico da empresa passa a contar com um número maior de informações e de maneira integrada.

Dessa forma, é possível elaborar planejamentos que levem em consideração diferentes etapas da entrega, facilitando a identificação de erros e solução de problemas.

Além disso, a integração dos dados permite maior antecipação de complicações e criação de estratégias que diminuirão os riscos de algo dar errado.

Mais segurança

O rastreamento de cargas possibilita acompanhar de perto as atividades dos meios de transporte e dos motoristas, o que garante mais segurança às entregas.

Isso porque ao observar os trajetos percorridos do início ao fim, identifica-se também possíveis desvios de rotas, que podem revelar roubos de veículos.

Além disso, se um condutor demorar muito tempo em uma parada, esse pode ser um sinal de que algo está errado com ele, como problemas de saúde e outras adversidades.

Outro ponto que aumenta a segurança dos processos logísticos é a confirmação de que os diminuirão os riscos seguirão todas as normas de segurança adequadas. Isso inclui o respeito aos limites de velocidade.

Por fim, com dados completos sobre as situações dos veículos, é possível manter a manutenção preventiva e corretiva em dia. Dessa forma, diminuem-se os riscos de acidentes durante a condução.

Aumento da lucratividade

Como você viu, o rastreamento de carga proporciona a redução de custos de diversas formas diferentes. Alguns exemplos são a economia de combustível e pedágio por meio de rotas bem calculadas e maior disponibilidade de veículos graças a entregas otimizadas.

Além disso, esses sistemas permitem a prestação de serviços com mais qualidade. Então, qual o resultado da redução de custos somada à conquista de novos clientes? Isso mesmo, aumento da lucratividade.

Afinal, você será capaz de entregar um produto melhor ao mesmo tempo que economiza recursos.

Clientes mais satisfeitos

A implementação desses sistemas não gera benefícios apenas para as empresas de transporte, mas para os clientes finais também. Isso porque eles passam a poder acompanhar cada etapa da entrega dos pedidos.

Portanto, essa é uma grande vantagem, pois é comum que haja uma ansiedade no recebimento das encomendas. E esse sentimento pode ter vários motivos, como a urgência para utilizá-las ou preocupação com a preservação da mercadoria durante o transporte.

Então, sempre que se finaliza uma entrega dentro do prazo estipulado e com os produtos em perfeitas condições, aumentam-se as taxas de retenção de clientes.

Afinal, eles ficam cientes que poderão contar com uma empresa transparente e confiável, que não tenta esconder falhas de processos.

Como consequência, a sua empresa se torna mais estável financeiramente graças a uma constância maior de serviços prestados. Além disso, a área financeira terá mais previsibilidade para planejar contratações, aumento da frota e outros tipos de expansão.

Tipos de tecnologia de rastreamento de carga

Até aqui, foi possível perceber que o rastreamento de carga atua como aliado no aumento da segurança das operações de transporte.

Afinal, além de inibir a ação de criminosos, é possível identificar indícios de falhas na segurança com mais agilidade.

Além disso, ele fornece mais indicadores de performance aos gestores, que passam a ter mais ferramentas para aperfeiçoar os processos logísticos.

Portanto, para entender melhor como esses sistemas funcionam, veja quais são os principais tipos de tecnologia que permitem o rastreamento de carga!

GPS

O GPS (Global Position System) é um tipo de rastreamento via satélite. Trata-se da tecnologia mais utilizada no setor de transporte. Isso porque ele permite o monitoramento de veículos 24 horas por dia e todos os dias da semana.

Então, o acompanhamento acontece por meio da instalação de um receptor no veículo, que recebe os sinais de um satélite e decodifica as informações de localização. Isso é possível pela análise das coordenadas geográficas de latitude e longitude.

Em seguida, essas informações chegam à empresa responsável pelo monitoramento, como a BRK Tecnologia.

A partir disso, é possível fazer o rastreamento de carga preciso, enviar alertas aos veículos e, até mesmo, bloqueá-los em casos de suspeita de roubo.

Radiofrequência

Diferentemente do monitoramento via satélite realizado pelo GPS, a tecnologia de radiofrequência utiliza, como o próprio nome já indica, sinais de rádio. Portanto, utiliza-se antenas que captam as informações por meio de triangulação.

Um dos diferenciais trazidos por essa tecnologia é a possível qualidade do sinal preservada em locais fechados, como túneis, galpões e subsolos. Além disso, o sinal sofre menos interferência de inibidores de sinais.

RFID

RFID é a sigla para a tecnologia de radiofrequência por identificação. Portanto, pode-se considerar uma evolução do sistema que funciona por meio de sinais de rádio.

Então, o processo consiste no posicionamento de uma etiqueta com chip nas mercadorias. Assim, torna-se possível  que elas sejam rastreadas mesmo após a retirada do veículo.

Isso porque a etiqueta emite as informações por ondas de rádio até um receptor e para uma antena. Dessa forma, pode-se identificar a localização em tempo real da carga.

Telemetria

A telemetria é uma forma de rastrear as cargas por meio de uma rede sem fio, capaz fornecer informações como:

  • Velocidade do veículo;
  • Consumo de combustível;
  • Distância percorrida;
  • Identificação de frenagens bruscas, que podem danificar as mercadorias;
  • Situação do trânsito nas regiões em que o veículo está trafegando.

Portanto, com a telemetria é possível monitorar não só a localização das cargas, como o desempenho dos condutores, sendo possível, até, estabelecer limites de velocidade a serem seguidos.

Por isso, muitas empresas aproveitam essa funcionalidade para criar um programa de incentivo com bonificações aos motoristas mais responsáveis, incentivando a direção segura.

Dessa forma, a empresa aumenta a segurança das equipes, das cargas e economiza recursos financeiros que seriam gastos em casos de acidentes.

Conheça a Gestão Logística, o sistema de rastreamento de carga exclusivo da BRK Tecnologia

A Gestão Logística é um sistema de acompanhamento logístico desenvolvido pela BRK Tecnologia que atende o processo logístico de forma ampla, incluindo o rastreamento de carga, coletas, entregas e outros processos operacionais.

Portanto, ele permite que a sua empresa acompanhe todos os trajetos realizados pela frota em tempo real e registre todas as informações de forma automatizada.

Então, por meio dessa integração de informações, geram-se gráficos e relatórios de acompanhamento com dado essenciais como:

  • Datas e horários das entregas;
  • Velocidade dos veículos;
  • Tempo de viagem;
  • Cumprimento das janelas de carregamento e descarga;
  • Status da entrega.

Além disso, veja dois recursos da Gestão Logística que o diferenciam ainda mais no mercado!

App Gestão Logística Mobile

Uma das maiores vantagens trazidas pelos avanços tecnológicos é a mobilidade. Por isso, com a Gestão Logística , os seus gestores poderão acessar todas as informações que precisarem por meio de um aplicativo exclusivo.

Então, será possível acompanhar:

  • Check list veicular;
  • Localizador de carga;
  • Realização da entrega com foto do canhoto;
  • Rastreamento da carga;
  • Resumo da operação.

Torre de Controle Logística

A Torre de Controle Logística permite que a sua empresa tenha uma visão completa dos processos logísticos em tempo real.

Assim, pode-se monitorar todas as etapas para que as equipes alcancem os objetivos com mais facilidade.

Portanto, esse recurso possibilita:

  • Acesso e compartilhamento de informações em tempo real;
  • Tomada de medidas corretivas e preventivas;
  • Antecipação de problemas;
  • Gestão dos indicadores de performance;
  • Acompanhamento do carregamento e alocação de cargas.

Otimize as operações da sua empresa a partir do rastreamento de carga com a BRK Tecnologia

Os sistemas de rastreamento de carga são essenciais para empresas do setor logístico que buscam atuar com mais segurança e eficiência. Isso porque eles permitem o acompanhamento de todas as etapas do transporte de mercadorias.

Além disso, é possível saber exatamente o posicionamento das frotas, inibindo ações criminosas. Mas nos casos em que essas adversidades forem inevitáveis, as equipes terão a capacidade de detectá-las imediatamente para resolvê-las o quanto antes.

Por isso, a BRK Tecnologia oferece as melhores soluções para gerenciamento de risco do mercado, atuando com fluidez e transparência total nas operações.

Também possibilitamos que as suas equipes tenham acesso às informações centralizadas, trazendo mais automatização à gestão. Com isso, as lideranças passam a ter mais tempo para elaborar planejamentos estratégicos.

Portanto, entre em contato com nossos especialistas e dê um passo em direção à transformação digital na sua empresa!

E para continuar vendo maneiras de aumentar a segurança dos seus processos logísticos, acompanhe o Blog da BRK Tecnologia!