Rota logística: o que considerar ao fazer o planejamento

Imagem de destaque

Saiba o que deve constar em um planejamento de rota logística e como uma gerenciadora de risco pode auxiliar no desenvolvimento do transporte de cargas.

A rota logística é o caminho entre uma carga e seu destino, que pode ser otimizado por meio de planejamento e trabalho desenvolvido por uma gerenciadora de risco.

Confira algumas informações importantes sobre a rota e veja como contar com o trabalho de quem realmente entende do assunto.

Como as rotas logísticas impactam as atividades logísticas?

A gestão logística se debruça cada vez mais sobre técnicas, métodos e tecnologias que podem garantir um bom trabalho, com custos reduzidos e menos desperdício de recursos.

Independentemente do setor, quando o assunto é transporte de cargas e logística, há demandas e necessidades complexas a serem conduzidas para garantir a eficiência dos processos.

Nesse sentido, a roteirização é o processo de construir uma rota a partir de informações e ferramentas que garantam um transporte ágil e mais seguro.

Em um mercado que adota inovações e novos métodos de trabalho a cada dia, a roteirização, assim como o gerenciamento de riscos, geram os melhores resultados ao transporte de cargas.

Benefícios de um planejamento de rota logística eficiente

O planejamento de rotas, quando feito adequadamente, pode representar vários benefícios, como:

Economia com manutenção

A manutenção dos automóveis costuma ocorrer de forma preventiva ou preditiva. Em todo caso, quanto menos quilômetros são rodados, menor é o desgaste sofrido durante o transporte, refletindo diretamente na economia com manutenção.

Aproveitamento dos recursos

A partir do planejamento de rota, pode-se aumentar o potencial de aprimoramento e aproveitamento da capacidade máxima de cada veículo, visando entregar mais pedidos em menos tempo por meio de uma rota que possibilite essa logística.

Mais segurança pela rota logística

Por meio da roteirização eficiente, também é possível expandir a segurança da carga. Produtos de mais valor agregado, por exemplo, costumam ser os mais visados nas ações criminosas e, com algumas ações logísticas para rotas, pode-se contar com proteção adicional.

Dicas de prevenção contra roubo de cargas através da rota logística

Falando em ações criminosas, há algumas dicas de prevenção que podem ser adotadas durante o planejamento de rotas. São elas:

Monitoramento em tempo integral

Adotar equipamentos que permitem o monitoramento a qualquer hora do dia ajuda a tornar o processo mais eficiente, permitindo aos gestores e especialistas em logística identificar possíveis erros e riscos.

Definição de rota

A definição de rotas é um dos pontos mais relevantes para mitigar riscos e possíveis ações criminosas. Desse modo, é fundamental ter consciência de que de nada adianta escolher o trajeto mais curto se a rota for considerada insegura.

É preciso evitar estradas conhecidas por serem alvos de criminosos, assim como as consideradas muito desertas.

Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos envolve métodos, técnicas, dispositivos e gestão organizacional, visando auxiliar o setor de transporte de cargas a garantir a segurança dos bens materiais, veículos e motoristas.

Hoje, é possível contar com o trabalho de uma gerenciadora de risco, constituída por especialistas no assunto. Seu objetivo é organizar informações e dados relacionados ao transporte de cargas de seus clientes, para aplicar e aprimorar medidas contra ações criminosas durante todo o trajeto — incluindo locais de parada e o próprio destino das encomendas.

Conheça as soluções da gerenciadora de risco BRK Tecnologia

A BRK Tecnologia é uma gerenciadora de risco que aposta no desenvolvimento de soluções, objetivando o monitoramento e o gerenciamento de riscos em transportes.

Tendo isso em mente, criamos o Gerenciamento de Risco, que permite o acompanhamento em tempo real das viagens, além de tecnologias de rastreamento e atuações diretamente da Central de Monitoramento.