Conheça as principais tendências logísticas para o futuro

Pessoa em um galpão, com um tablet, para conferir as tendências logísticas

Manter-se competitivo é uma tarefa desafiadora para o setor logístico e de transporte de cargas. Para garantir o sucesso dos negócios, é preciso inovar sempre com as tendências logísticas.

Você está acompanhando as tendências logísticas para 2022?

Já fez seu planejamento estratégico considerando as inovações e tecnologias disponíveis?

As mudanças no transporte rodoviário de cargas vêm sendo impulsionadas, principalmente, pelos novos hábitos de consumo e pelo alto nível de exigência dos clientes.

Confira neste artigo algumas das principais tendências para 2022. Boa leitura!

12 tendências logísticas para o futuro

O setor logístico vem passando por grandes transformações. Em 2022, o foco serão as novas tecnologias, entregas expressas, sustentabilidade e experiência do cliente. Tudo com o objetivo, é claro, de otimizar resultados e melhorar a performance das operações.

Confira algumas tendências logísticas para 2022:

Automatização dos processos

Iniciativa já adotada com destaque em 2021, a automatização dos processos deve se consolidar em 2022, aumentando a produtividade, reduzindo custos, organizando o fluxo de trabalho e reduzindo falhas.

Home office e comunicação remota

Mesmo após o fim da pandemia, a tendência é que o home office, as reuniões e comunicações online e os treinamentos a distância continuem fazendo parte da rotina das empresas.

Investimento em tecnologia

Embora não seja exatamente nova, essa necessidade de adotar serviços inteligentes e sistemas integrados de gestão se mantém em alta.

Leia aqui: 12 vantagens da tecnologia no transporte rodoviário de cargas.

Cloud computing

O armazenamento em nuvem facilita o acesso a grandes volumes de informação, traz mais segurança e agiliza o trabalho, já que é possível acessar o sistema bastando apenas boa conexão com a internet.

Experiência do cliente

É crucial conhecer o comportamento dos consumidores. O modelo de negócio baseado na experiência do cliente aumenta a confiabilidade, a fidelização e oferece dados qualificados para a tomada de decisões.

Leia também: 13 dicas para ser assertivo nas entregas.

Inteligência artificial para gerar novas tendências logísticas

O uso de inteligência artificial será um diferencial para as empresas e está no rol de inovações tecnológicas que vêm ganhando espaço na logística, potencializando operações de fretes, fluxos de demandas, gestão de estoque, gerenciamento de riscos e entregas mais assertivas, etc.

Same day delivery

Os consumidores têm pressa e querem entregas ágeis.

A possibilidade de receber a mercadoria em 24 horas é, inclusive, uma forma de incentivar e potencializar as vendas.

Isso é importante porque, dependendo do prazo de entrega, clientes chegam a desistir das compras via e-commerce.

As empresas buscam cada vez mais os meios necessários para entregas same day — mesmo dia, em português. E esse termo que ganhou cada vez mais visibilidade nos últimos anos.

Entrega antecipada dedicada às tendências logísticas

Imagine prever o que o cliente compra e organizar o estoque e a operação logística a partir dessa informação. A proposta é baseada em análise estatística do perfil dos consumidores e garante que a mercadoria esteja disponível em um centro de distribuição mais perto do consumidor.

Last mile voltado para as tendências logísticas

Os clientes não querem apenas receber seus produtos com agilidade. Querem acompanhar o serviço de entrega em tempo real. Neste contexto, o conceito last mile (ou última milha) vem se aprimorando, usando sistemas inteligentes para oferecer as informações sobre a movimentação da mercadoria entre o centro de distribuição e o destino.

Entregas por drones

Os drones já começaram a ganhar espaço e a se confirmar como uma tendência para 2022. Os testes de entrega com essas “mini aeronaves” vêm sendo feitos inclusive no Brasil, com autorização da ANAC. O objetivo é reduzir prazos e custos com o transporte.

ESG e Sustentabilidade

Empresas que desejam se fortalecer no mercado, melhorar a reputação da marca e atrair novos investidores precisam adotar boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance). Os clientes querem, cada vez mais, se relacionar com organizações preocupadas o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança.

Caminhões autônomos

Veículos inteligentes sem motoristas transitando pelas estradas não é nada que será visto com frequência em 2022, mas a tecnologia está em testes. Nos Estados Unidos, empresas já utilizam caminhões autônomos em algumas rotas.

Sistemas de vanguarda como as tendências logísticas

Para ser mais eficiente e estar à frente da concorrência em 2022, vale a pena contar com quem oferece sistemas modernos de gestão, visibilidade, logística e prevenção de acidentes.

Quer ferramentas alinhadas às tendências logísticas? Conheça as soluções da BRK Tecnologia.