TMS: saiba qual é o sistema mais indicado para sua operação logística

Processo logístico apoiado pelo sistema de TMS

O sistema TMS ajuda no gerenciamento do transporte de mercadorias, concentrando uma série de funcionalidades em uma única plataforma.

Com isso, essa é a solução ideal para a empresa ter um controle maior da gestão logística. Pensando nisso, a BRK preparou este conteúdo com todas as informações relacionadas ao TMS.

Continue acompanhando e boa leitura!

Afinal, o que é TMS?

A sigla TMS tem origem do termo em inglês Transportation Management System, que quer dizer Sistema de Gestão de Transporte e Logística.

Assim, ele é um software que auxilia para a gestão do processo de transporte, possibilitando a visualização e o controle da movimentação de cargas.

Dentro desse sistema, existe a possibilidade de reunir várias operações, de modo a evitar que elas ocorram separadamente, e consequentemente, de forma ineficiente.

Por exemplo, em um sistema TMS, a empresa pode cadastrar taxas e tarifas, acompanhar coletas, embarques e entregas, controlar cargas, emitir relatórios, entre outras atividades.

Portanto, é possível dizer que o sistema TMS é um programa útil para otimizar e facilitar os processos de gestão logística.

Para entender melhor como esse sistema funciona, leia o próximo tópico, pois falaremos melhor sobre isso.

TMS: entenda como funciona

Qualquer empresa precisa fazer um acompanhamento logístico de qualidade e minucioso, para evitar atrasos, extravios e outros problemas.

Por isso, o TMS representa uma solução interessante para que a rotina da cadeia de transporte não sofra com erros.

Para ajudá-lo a entender como ele funciona, vamos listar abaixo algumas funções desse sistema. Acompanhe!

  • Rastreamento de todas as entregas, por meio do alinhamento entre as rotas exercidas e planejadas.
  • Análise dos custos operacionais das entregas, desde o momento da saída da carga até a chegada ao destino.
  • Organização de notas fiscais, cadastros, ordens de serviço, faturamento de cobranças e registro de cargas em um mesmo lugar.
  • Planejamento de rotas e frotas, com a possibilidade de controlar variáveis e redimensionar as entregas.
  • Observação de informações a respeito do retorno de cada cliente, para ter insights comerciais que aumentem a rentabilidade.

Além dessas funcionalidades, o sistema TMS permite a execução de várias outras atividades relacionadas com a gestão logística.

No próximo tópico, comentaremos gerando as vantagens de usá-lo. Por isso, continue a leitura.

Vantagens do sistema TMS

A grande vantagem para quem usa de forma correta o sistema TMS é ter visibilidade de toda operação logística

Isso porque, ter esse controle permite a tomada correta de decisões, sem a necessidade de gastar mais tempo e força de trabalho para identificar itens a serem transportados.

Desse modo, é possível aumentar a eficiência e reduzir os custos, visto que evita a realização de ações sem necessidade.

Além disso, outro fator que pode prejudicar o transporte de mercadorias é a falta de informação sobre falta de produtos ou entregas que deixaram de acontecer.

Assim, o TMS permite centralizar as informações, automatizar processos e, consequentemente, apresentar uma visibilidade mais assertiva de todas as etapas do transporte de cargas.

Como resultado, sua empresa entregará um serviço de mais qualidade, tendendo a gerar maior satisfação dos clientes e conquistando novos contratos.

Porém, é preciso tomar cuidado para não confundir o TMS com o WMS. Você sabe identificar a diferença entre eles? Leia o próximo tópico e descubra.

Qual a diferença de TMS para WMS?

Apesar de serem termos com algumas funções semelhantes, é necessário compreender a diferença entre esses 2 sistemas. Afinal, para obter eficiência na operação logística, é preciso ter visibilidade de todos os processos, o que só é possível com o uso de tecnologias.

Até aqui, você pôde perceber que o TMS é um sistema utilizado para gerenciar operações de transporte.

No que lhe concerne, o sistema WMS, cuja sigla em inglês significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, está relacionado com o gerenciamento do armazenamento de produtos.

Dessa forma, o WMS tem como principais funções o agendamento de recebimento das mercadorias, o controle do espaço e de todas as etapas do armazém, bem como, o registro dos procedimentos de armazenamento.

Portanto, repare que esses 2 sistemas, apesar de não executarem as mesmas funções, se complementam mutuamente.

Para ajudá-lo a compreender melhor a necessidade deles, no próximo tópico, vamos falar sobre a importância de trabalhar com um sistema de logística.

Qual a importância de um sistema de logística integrado?

O TMS realiza várias funções e monitora diversos processos na logística. No entanto, algumas empresas grandes acabam contratando mais de um sistema TMS. Isso se deve pela complexidade da operação, em que uma única ferramenta não atende as necessidades de gestão logística da empresa.

A Gestão Logística, por exemplo, é uma plataforma logística, que tem o objetivo de aperfeiçoar, aprimorar e melhorar a performance, seja pelo ponto de vista do embarcador ou do transportador, em toda a cadeia de suprimentos, desde modelos como logística de inbound e outbound.

Sendo assim, o sistema de Gestão Logística visa entender a cadeia logística como um todo, trazendo melhoria em todos os processos.

Para se ter uma ideia, as empresas utilizam TMSs para emissão de documentos. A Gestão Logística, por exemplo, conta com 15 TMSs já integrados à plataforma, de forma a automatizar e desburocratizar a logística como um todo.

Além disso, há outros sistemas conectados à Gestão Logística, como o ERPs, trazendo objetividade e redução de custo na linha final da logística.

Com ele, o gestor consegue acompanhar toda a operação, otimizando recursos e visualizando possíveis problemas em sua cadeia de suprimentos.

Além disso, a Gestão Logística consiste em um conjunto de programas que você pode utilizar em uma plataforma web ou mobile. A seguir, destacamos algumas vantagens desse sistema.

  • Possibilidade de diminuir custos;
  • facilidade para controlar o tempo das operações;
  • acompanhamento dos indicadores da operação logística;
  • prevenção de problemas e correção rápida quando for necessário;
  • monitoramento das práticas dos motoristas;
  • acompanhamento da frota.

Conte com as soluções da BRK Tecnologia

Agora que você entendeu a importância do TMS, sabe que é essencial investir em soluções tecnológicas, para potencializar o trabalho em todas as etapas do processo de entrega.

Conheça melhor a nossa solução!

Nesse caso, o sistema de gestão logística da BRK Tecnologia é perfeito para otimizar toda a cadeia do transporte de cargas, aumentando os ganhos da sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e conte com uma empresa gerenciadora de riscos.

E se quiser saber mais sobre as soluções para o gerenciamento logístico de empresas, continue acompanhando o Blog da BRK Tecnologia.