Cuidados no transporte de bens de consumo

Caminhão no galpão para transporte de bens de consumo

Produzidos para satisfazer uma necessidade específica, o transporte de bens de consumo são essenciais para produtos utilizados por toda a população.

Diferentemente dos bens de produção ou bens de capital (que alimentam processos de produção, como matérias-primas e produtos semiprocessados), os bens de consumo representam o último elo da cadeia produtiva.

A lista de itens nesta categoria é extensa e inclui bens duráveis e não duráveis, como automóveis, eletroeletrônicos, móveis, calçados, vestuário, cosméticos, produtos farmacêuticos, medicamentos, brinquedos, bebidas e alimentos (perecíveis ou não).

O valor embarcado oscila, assim como os riscos no transporte e os cuidados necessários para entrega das cargas. É por isso que uma série de variáveis deve ser considerada por empresas que buscam a alta performance logística.

Neste artigo, falaremos sobre os cuidados no transporte de bens de consumo e como a tecnologia pode ajudar nesse processo.

O que são bens de consumo?

Tudo aquilo que satisfaz a uma demanda ou necessidade pode ser considerado um bem de consumo.

São produtos acabados e adquiridos pelo consumidor final. Podem suprir uma carência imediata, como alimentos, bebidas, roupas e medicamentos ou satisfazer determinados estilos de vida, ou desejos, como um carro novo, eletroeletrônicos, livros, joias, etc.

Os bens de consumo podem ser:

  • Duráveis: não tem urgência na reposição, com ciclos de compra mais longos (carros e eletrodomésticos, por exemplo).
  • Semiduráveis: são comprados de tempos em tempos, como roupas e calçados.
  • Não duráveis: precisam de reposição mais rápida, como alimentos, bebidas, etc.

Existem ainda os bens de consumo não duráveis e perecíveis, que exigem uma logística diferenciada para manter os padrões de qualidade e respeitar a data de validade.

É o caso dos alimentos congelados ou medicamentos que precisam ser transportados em condições controladas de temperatura.

Cuidados no transporte de bens de consumo

Para respeitar as características distintas dos bens de consumo, a logística e o transporte exigem cuidados. Além do controle de temperatura (se for o caso), há cargas visadas pelas quadrilhas, e suscetíveis a 15 dicas para evitar prejuízos na operação logística, entre elas alimentos, bebidas, medicamentos e eletrônicos.

Armazenamento e estoque

A atenção na logística de bens de consumo começa na armazenagem. É preciso manter a temperatura controlada (quando for o caso) e respeitar as orientações do fabricante sobre empilhamento, embalagem, carregamento, etc.

Embarque e desembarque

É fundamental que o carregamento e as entregas sejam criteriosos, já que os bens de consumo são itens sensíveis. As mercadorias devem ser acondicionadas corretamente nos caminhões e é fundamental estar atento às características e particularidades de cada tipo de produto.

Transporte

Selecionar a frota adequada, o tipo de embalagem, fazer a roteirização, controlar o timming das entregas e ter bons planos de gerenciamento de risco são medidas essenciais para quem faz o transporte de bens de consumo.

Agilidade e eficiência é outro aspecto fundamental, já que os clientes não estão cada vez mais exigentes quando o assunto é rapidez na entrega e custo do frete, sendo controlados, por exemplo, pela Torre de Controle Logístico.

Leia também: 15 dicas para evitar prejuízos na operação logística

BRK Tecnologia: a experiência necessária na sua gestão logística

Com mais de 3 milhões de viagens monitoradas e R$ 600 bilhões em valores gerenciados anualmente, a BRK Tecnologia tem a expertise necessária e as soluções ideais para o transporte de bens de consumo.

Os ajustes e melhorias nos processos operacionais ficam por conta da Gestão Logística. O sistema auxilia as empresas no gerenciamento dos riscos logísticos, do início ao fim da operação, otimizando recursos e ampliando a visibilidade operacional.

O Gerenciamento de Risco faz o gerenciamento de riscos e o monitoramento de transportes, com acompanhamento das viagens em tempo real. A solução integra tecnologias de rastreamento, inteligência artificial e atuações das Centrais de Monitoramento respeitando os parâmetros do plano de gerenciamento de riscos.

Para diminuir perdas e gerenciar os riscos, o sistema integrado de Prevenção de Acidentes avalia o comportamento dos motoristas por meio da análise de dados como velocidade, tempo de condução, etc.

Conte com quem entende do transporte de bens de consumo e fale com um dos especialistas da BRK Tecnologia.